Quais são as psicoterapias humanistas?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

A psicologia humanista pode ser utilizada através de algumas abordagens importantes, sendo as principais a Gestalt-terapia, a Abordagem Centrada na Pessoa, Logoterapia e Psicodrama, o artigo “Psicologia existencial, humanista e fenomenológica” também explica um pouco sobre cada uma delas.

Como dito, o foco principal da abordagem humanista é o ser humano e a sua capacidade de ser o agente mais importante da sua vida. A autorrealização é o fator de maior importância na vida das pessoas, que vivem em prol de alcançar os seus desejos.

O objetivo da terapia humanista é propor confrontos e questionamentos que levem o indivíduo a refletir sobre o seu “eu ideal” e sua autoimagem, buscando a congruência, pois é o indivíduo que possui o controle do processo terapêutico.

A psicologia humanista teve sua origem no início do ano de 1950, em Detroit. Seus criadores, Abraham Maslow, Clark Moustakas e Carls Rogers tiveram como necessidade principal um encontro para discutir os principais conceitos de humanismo, voltados à autovalorização, saúde, criatividade, individualidade, entre outros.

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

A psicologia humanista enfatiza os conceitos como livre-arbítrio e a auto-realização. Em vez de se concentrar na disfunção, a psicologia humanista se esforça para ajudar as pessoas a realizar seu potencial e maximizar seu bem-estar.

A psicoterapia humanista pode envolver técnicas de auto-consciência e "mindfullness", presentes em terapias com utilidade demonstrada no transtorno de ansiedade generalizada, como o ACT (terapia de aceitação e comprometimento).

A psicologia humanista na prática atua da seguinte forma: os psicólogos humanistas criam atendimentos personalizados com base nas necessidades e queixas de cada paciente. Ele busca compreendê-los através do exercício da empatia para ajudá-lo a superar as suas dificuldades e desenvolver todo o seu potencial.

Na abordagem humanista, por outro lado, o(a) aluno(a) está no centro de todos os esforços. O foco principal é atender às necessidades do(a) estudante, dentro do contexto no qual ele(a) vive e das experiências que tem. Portanto, os jovens têm o poder de agir sobre a construção do próprio conhecimento.

O papel do psicoterapeuta Existencial Humanista é de não julgar ou criticar a postura da pessoa; acolher, ajudar a esclarecer e repensar sobre suas atitudes e sentimentos que possam estar trazendo desconforto; possibilitar que o cliente enxergue outras maneiras de enfrentar suas dificuldades; respeitar o momento, o ...

A primeira e segunda forças foram o behaviorismo e a psicanálise, respectivamente. A psicanálise, criada pelo neurologia Sigmund Freud, se concentra na relação dos desejos inconscientes do ser e as suas ações e sentimentos vividos. Já o behaviorismo tem apenas o comportamento da pessoa como estudo psicológico.