Qual é a importância do marketing na empresa?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Você sabe qual a importância do marketing para as empresas? Por meio de boas ações, é possível construir uma marca forte, melhorar o relacionamento com os clientes, engajar os consumidores, criar mais alternativas de receita e aumentar as vendas em seu negócio.

A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços. Dessa forma, deve-se estabelecer um público-alvo por meio de experiências consistentes que envolvam sua marca e o que ela comercializa.

O marketing é parte importante para gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem da empresa/marca em canais para garantir uma boa reputação para evitar perder novos clientes, e principalmente é através do marketing que são definidas as ações para ...

Nesse contexto, o marketing se torna não só uma estratégia, mas uma necessidade. Agregar um valor social à marca através das técnicas do marketing significa se comunicar com público, conhecê-lo, se posicionar e mostrar seus diferenciais.

Os empresários que decidem investir neste tipo de marketing se deparam com diversas opções, sendo hoje os sites, blogs e redes sociais os mais comuns. O marketing digital é um poderoso aliado das empresas que buscam alavancar suas vendas e chamar a atenção de novos clientes, possuindo uma maior visibilidade.

Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.

Melhora o relacionamento com seus públicos de interesse
Essa comunicação mais assertiva traz inúmeros benefícios, como um maior reconhecimento dos clientes sobre o seu negócio, aumento da margem de lucro dos seus produtos ou serviços, maior taxa de fidelização e até maior possibilidade de inovação.

Letra A: Os clientes são racionais e vão buscar por produtos que atendam suas necessidades e desejos. Na prática, isso significa que as ações de Marketing ajudam o consumidor a lembrar que um determinado produto e/ou serviço existe e pode resolver um certo problema de consumo.