Qual é a hierarquia do RH?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras; Analista de treinamento e capacitação; Analista de recursos humanos; Gerente ou diretor de recursos humanos.

Como o nome já diz, o Gerente de Recursos Humanos gerencia o setor de RH. Sendo o responsável por comandar os colaboradores que fazem parte do RH e determinar as estratégias a serem implementadas pelo departamento.

Conheça a Divisão de Setores do RH

  • Setor de Recrutamento e Seleção de Colaboradores.
  • Setor Departamento Pessoal.
  • Setor de Cargos e Salários.
  • Setor de Serviço Social e Benefícios.
  • Setor de Treinamento e Desenvolvimento.
  • Setor de Relações Trabalhistas e Sindicais.
  • Setor de Segurança do Trabalho.
  • Setor de Medicina no Trabalho.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

O organograma de RH, também conhecido como gráficos hierárquicos, é uma forma de representar graficamente a estrutura organizacional de uma organização ou de uma área. Ou seja, ele é utilizado para detalhar como o negócio se estrutura internamente em relação aos departamentos e níveis hierárquicos.

As responsabilidades de um Executivo de RH incluem:
Elaboração de pacotes de benefícios e remuneração. Implementação de procedimentos de análise de desempenho (por exemplo, avaliações trimestral/anual e 360°) Desenvolvimento de políticas de RH justas e garantia de que os funcionários as entendem e cumprem.

Nessa perspectiva é que Idalberto Chiavenato, relevante consultor administrativo do país, elaborou o conceito de subsistemas de RH. Em termos gerais, trata-se de 5 categorias que agrupam as funções mais importantes do departamento a partir dos objetivos de cada uma.

Departamento pessoal

1. Departamento pessoal. Esse é o setor responsável pelas rotinas burocráticas do RH. O departamento pessoal cuida de toda a documentação dos processos e garante que as leis trabalhistas sejam cumpridas pela organização.

Uma gestora ou gestor de recursos humanos é responsável por pensar as diferentes frentes da área de RH de forma estratégica, otimizando processos e trazendo melhorias.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.