Qual é a favela mais perigosa do Rio de Janeiro?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Jacarezinho

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. As referidas áreas foram as que mais registraram homicídios no Rio.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

O IBGE considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu de forma precária. Até outubro d2 2022, o Sol Nascente era considerado a segunda maior favela do país, com 24.441 domicílios — superado apenas pela Rocinha (25.742).

Ipanema

Ipanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro.

O bairro Barra da Tijuca é perigoso? O bairro Barra da Tijuca pode ser considerado um bairro de segurança média, com 64% das avaliações de moradores afirmando que é uma região segura. Além disso, 88% dos avaliadores afirmaram que o bairro possui ruas bem iluminadas e 31% avaliaram não ter risco de alagamentos.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”.

Morro do Vidigal

O Morro do Vidigal é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, e tem muito a oferecer para os visitantes. Além das vistas incríveis da cidade, a comunidade oferece uma variedade de atividades, desde trilhas emocionantes até festas animadas e concorridas.

BABILÔNIA E CHAPÉU MANGUEIRA
Vizinhas, as favelas Chapéu Mangueira e Babilônia ficam no bairro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, e compartilham o mais bonito da natureza que envolve toda a cidade.

É perigoso ir ao Morro do Vidigal? O Morro do Vidigal foi pacificado em 2012 e atualmente está sendo atendida pelas 19º UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) a fim de evitar o retorno do tráfico de drogas ao bairro. Desde então a segurança da favela aumentou significativamente.

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Quase um quarto (22%) – 1,39 milhão dos 6,2 milhões – dos habitantes da cidade do Rio mora em uma das 763 comunidades da capital, que abriga 57,3% das 1.332 do Estado. O número é proporcionalmente, praticamente o dobro daquele da capital paulista, onde “apenas” 11,4% dos 11,2 milhões de habitantes vivem em favelas.

É um bairro com forte entretenimento. Não possui favelas como a Zona Sul, havendo duas pequenas favelas, São Tilon e Vila Autódromo, que estão sendo removidas e as famílias realocadas em prédios residenciais novos.