Qual é a doença mental mais comum?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Globalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição.

Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.

Eles descobriram que, enquanto as taxas de crimes violentos são maiores entre pessoas com transtorno bipolar e esquizofrenia do que na população em geral, os índices são similares entre pessoas com doença mental e aquelas que abusam de substâncias, mas não têm problemas mentais.

Como identificar um Transtorno Mental

  1. Mudanças de humor repentinas;
  2. Mudanças no comportamento;
  3. Dificuldade em se concentrar;
  4. Dificuldade em raciocinar;
  5. Problemas em expressar ideias;
  6. Dificuldade em conviver com outras pessoas;
  7. Entre outros.

Síndrome de Cotard
Esta síndrome foi descrita pela primeira vez pelo neurologista Julis Cotard em 1880 e ocorre em quadros depressivos ou de psicose. Neles, o indivíduo sente que ocorrem transformações em seus órgãos ou partes internas do corpo ( sangue, corpo, membros, alma).

Quando se fala em alterações de ordem mental, prefere-se o termo “transtorno” porque o paciente raramente apresenta todos os sintomas e sinais que caracterizariam uma doença. Além disso, a escolha desse termo colabora para a mitigação do preconceito que ainda existe em torno das alterações mentais.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

A psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas. Apesar disso, não é considerado uma doença.

O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica crônica que se caracteriza por instabilidade de humor em dois polos extremos, ou seja, ora o portador está agitado e eufórico, se achando o maior do mundo, ora triste e depressivo.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  • Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  • Está sempre ansioso ou tenso. ...
  • Humor se altera com facilidade. ...
  • Tem se afastado das pessoas. ...
  • Esquecimento frequente.