Qual é a diferença entre uma comunidade é um ecossistema?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Comunidade é o conjunto de populações que vivem em uma região, em um determinado período de tempo. Ecossistema é o conjunto formado por todos os seres vivos de uma área (comunidade) assim como por todos os componentes abióticos com os quais eles interagem.

Comunidade → conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam em uma mesma região. Ecossistema → conjunto formado pelas comunidades biológicas em interação com os fatores abióticos do meio.

Ou seja, um ecossistema é a consequência da interação entre os seres vivos com o habitat em que vivem. Como exemplo podemos citar a Floresta Amazônica com seus rios, florestas e animais, por exemplo. A comunidade é uma população de animais de diferentes espécies em uma região.

O conceito de ecossistema foi criado em 1935 pelo ecólogo Artur George Tansley. Vários organismos de uma mesma espécies formam uma população. Duas ou mais espécies resultam na formação de uma comunidade. A diferença entre uma comunidade e um ecossistema é que as comunidades englobam apenas os seres vivos.

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley.

Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos. Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.

Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Os seres humanos são parte integrante dos ecossistemas. Ecossistemas variam enormemente de tamanho e são dinâmicos.

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis. Habitat = Local em que determinada espécie vive.