Como é feito o processo de reciclagem?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O processo de reciclagem começa pela separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por um bom gerenciamento da limpeza urbana e terminando nas usinas de reciclagem, onde o material reaproveitável será transformado em nova matéria-prima. Além de preservar o meio ambiente, gera renda.

04 etapas do processo de reciclagem de Resíduos Sólidos.

  • Coleta. A coleta tem o objetivo de destinar corretamente os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado e reduzir o impacto ambiental gerado destes resíduos.
  • Triagem. ...
  • Transformação. ...
  • Realocação.

No Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. O nome da imagem pode ser “quase nada”. O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022. Todo o resto foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país.

Logo, a separação dos materiais recicláveis e sua destinação adequada é fundamental para o círculo de transformação característico da reciclagem. A separação do lixo é o primeiro passo para a efetivação da reciclagem.

O papel é peneirado, como no processo caseiro. Já na dispersão, o objetivo é de diminuir o tamanho dos contaminantes que teimam em continuar. Eles, então, são dissolvidos por meio de altas temperaturas — que podem ir de 50ºC a 125ºC. Depois, esses resíduos são dispersos.

Tipos de reciclagem

  • Papel. Dentre os cestos coloridos usados para separar os recicláveis, o papel deve ser descartado nas lixeiras azuis. ...
  • Vidro. O vidro deve ser descartado na lixeira verde, destinada a materiais recicláveis. ...
  • Plástico. ...
  • Metal. ...
  • Reciclagem mecânica. ...
  • Reciclagem energética. ...
  • Reciclagem química.

O executivo explica que, quando feita da forma correta, a reciclagem dos sacos para lixo abrange três etapas: a coleta e separação – onde é realizada a separação dos resíduos orgânicos do saco plástico; a revalorização, momento em que o saco plástico já separado é processado para voltar a se tornar matéria-prima; e a ...

Os materiais mais reciclados no Brasil são: aço, papel e o vidro. A reciclagem é um processo que permite o reaproveitamento de determinados materiais, que são utilizados para a confecção de novos itens que poderão ser consumidos para diversos fins.

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Papelão

Papelão. Por ter fibras grossas e mais longas, o papelão pode ser reciclado por mais vezes que o papel comum e transformado em novos produtos de papel.

A reciclagem acontece em três etapas básicas: Recuperação – inicia-se no momento do descarte e termina com a confecção do fardo de garrafas prensadas, que se torna material comercializável. Revalorização – com início na compra dos fardos até o final na produção de matéria-prima reciclada.

A melhor maneira de reciclar plástico é realizar a separação adequada do lixo e encaminhar para a reciclagem, seja por meio do lixo de coleta seletiva que passa nas residências ou por meio de locais próprios para a coleta do material.