O que tem no lixo orgânico?

Perguntado por: yescobar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.

Vidros, plásticos, metais e pedras, por exemplo, não são utilizados na compostagem. Carnes também não devem ser utilizadas, uma vez que estão muito relacionadas com a atração de animais. A compostagem é uma espécie de reciclagem do lixo orgânico. Vale destacar que a compostagem pode ser feita até mesmo em casa.

Conheça 4 tipos de lixo orgânico

  • Restos de alimentos. A categoria de resíduos mais produzidos pela população é a de restos de comida. ...
  • Lixo de uso pessoal. ...
  • Plantas. ...
  • Dejetos.

O que são os resíduos orgânicos? Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas.

No processo de decomposição biológica, os principais responsáveis pela decomposição do lixo orgânico são as bactérias e os fungos saprófitos que se alimentam de vegetais e animais mortos ou de restos orgânicos.

O lixo úmido é orgânico e não-reciclável. Restos de comida, cascas de frutas e folhas se encaixam na categoria de materiais orgânicos. Os não-recicláveis são, por exemplo, as fraldas descartáveis, bitucas de cigarro e copos quebrados. O lixo seco é reciclável.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Entenda aqui a definição de orgânico pela legislação brasileira. Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho.

Diferente da produção convencional, a produção de orgânicos não utiliza agrotóxicos, transgênicos, fertilizantes sintéticos, além disso, não são processados com radiação ionizadora ou aditivos, seja na questão nutricional da planta ou no tratamento contra doenças e pragas.

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.