Qual é a diferença entre tufão e furacão?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os furacões e tufão também são basicamente a mesma coisa, mas o local onde eles acontecem são diferentes. Furacões ocorrem no oceano Atlântico e no lado leste do oceano Pacífico. Já os tufões existem exclusivamente na parte oeste do Pacífico.

Para ser classificado como furacão, tufão ou ciclone, uma tempestade deve atingir velocidades de vento de pelo menos 119 km/h. Se os ventos de um furacão atingem velocidades de 179 km/h, ele é atualizado para um "furacão intenso". Se um tufão atinge 241 km/h – então se torna um "supertufão".

Tufões, furacões ou ciclones são, essencialmente, o mesmo fenômeno meteorológico: uma tempestade giratória intensa causada pela queda da pressão atmosférica em uma área significativamente menor e sua temperatura ligeiramente maior do que as áreas que a circundam.

Furacão e tufão se diferenciam apenas por localidade, com o primeiro ocorrendo na porção leste do oceano Pacífico ou no Atlântico, e o segundo, na porção oeste do Pacífico. Tornados apresentam tamanho e duração menores do que os furacões, que podem durar dias, enquanto aqueles duram minutos.

É um fenômeno atmosférico que começa nos mares quentes (acima de 24°C) e apresenta normalmente 1.500 quilômetros de extensão. É formado por imensas faixas circulares de nuvens que giram ao redor do olho, ou seja, o centro dessa tempestade, que geralmente apresenta 35 quilômetros de largura.

Apesar de não apresentar condições favoráveis à formação de furacões, já houve ocorrência de tempestade tropical no Brasil. A Região Sul do país apresenta maiores possibilidades de serem atingidas por furacões, visto que as tempestades tendem a migrar das regiões mais quentes para as mais frias.

Não é a toa que, muitas vezes, os furacões apresentam uma dada intensidade e, ao chegarem na porção continental, acabam perdendo sua força porque no continente não há a mesma disponibilidade de calor e umidade que nos oceanos.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Lista dos maiores furacões que ocorreram

  • Furacão Katrina: ocorreu em 2005, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 3.
  • Furacão Irma: ocorreu em 2017, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 5.
  • Furacão Michael: ocorreu em 2018, na costa leste dos Estados Unidos, com categoria 4.

Eles surgem quando o ar está em movimentos circulares, fortes e rápidos, e são compostos por correntes de ar quente e frio — que se encontram e formam, assim, uma área giratória de pressão.

De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.

O olho é uma região localizada no centro de ciclones tropicais fortes onde as condições climáticas são amenas. O olho de uma tempestade é uma região grosseiramente circular e geralmente com 30 a 60 km (20 a 30 milhas) de diâmetro.