Qual é a diferença entre T3 e T4?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

A tireoide produz proporcionalmente mais T4 do que T3 (mais de 90% da produção é de T4), porém o T3 é o hormônio mais ativo, pois é cerca de 4x mais potente conferindo a ação mais plena dos hormônios tireoidianos. O T4 é convertido em quase sua totalidade perifericamente nos tecidos em T3.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

A T3 representa a forma ativa do hormônio nas células alvo, enquanto que a T4 é forma de transporte e reguladora de feedback para a glândula tireoide. Do total de hormônios tireoidianos liberados na circulação, 90% é T4, enquanto que apenas 10% é T3.

O exame de tireoide (TSH) é responsável por analisar problemas na tireoide dos pacientes. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.

O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

Os principais estudos não apontaram benefícios reais em melhorar os sintomas do hipotireoidismo no tratamento combinado, mas da mesma forma, os estudos não condenam seu uso, concluindo que a administração combinada T3/T4 é segura, na concentração adequada, mas talvez não mais eficaz, ou seja, poderíamos concluir que o ...

Hormônios T3 e T4 e as principais alterações da tireoide
A tireoide produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que regulam o metabolismo no organismo. A maior parte dessa produção permanece acoplada a proteínas e uma pequena parte, que é a mais ativa, encontra-se livre no sangue.

A dosagem do T4 e do T3 está indicada na avaliação complementar de pacientes com TSH abaixo de 0,1 mUI/L (1,2) (D,D).

Já o hipertireoidismo é exatamente o contrário do primeiro, pois há um excesso de hormônios T3 e T4 no sangue e níveis de TSH escassos. Com isso, o hipertireoidismo pode resultar em palpitações cardíacas, sensação de calor excessivo, insônia, diarreia, nervosismo, perda de peso, tremores e calafrios.

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.