Qual é a diferença entre software livre e software gratuito?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Software Livre não é software gratuito até porque o preço não é a questão”, diz Stallman. “Liberdade é o que importa.” Software livre significa que os usuários têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.

O freeware é um software protegido por direitos autorais que está disponível sem nenhum custo para uso ilimitado. O desenvolvedor mantém todos os direitos sobre o programa e controla sua distribuição. Às vezes, os usuários podem comprar serviços ou opções adicionais.

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

Alguns mitos precisam ser desvendados quando falamos em Software Livre. Segundo a Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre), é considerado livre qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário.

Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.

Os mais conhecidos exemplos de softwares livres são:

  • sistema operacional Linux;
  • linguagens Java e PHP;
  • banco de dados MySQL;
  • programa de escritório LibreOffice (alternativa gratuita do pacote Office da Microsoft);
  • e-mail gratuito Thunderbird.

Um software freeware é um programa, onde, mesmo que você não tenha acesso ao código fonte ou que o software seja protegido por algum tipo de direitos autorais, está disponível para utilização sem nenhum custo. Você pode baixar, instalar e utilizar sem precisar pagar nada.

Com livre acesso ao código fonte e a ajuda de desenvolvedores do mundo todo, o objetivo é aperfeiçoar programas de acordo com as necessidades de seus usuários. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar o Linux, Firefox, LibreOffice, Audacity e o WordPress.

Um software é considerado livre quando seu código-fonte está liberado segundo uma licença que dá mais liberdade de uso ao usuário que faz uso do programa. 2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade no 1).

As características "proprietário" e "livre" dizem respeito à propriedade e autoria. Software comercial: normalmente é comercializado por empresas ao mercado. Geralmente o usuário compra uma licença de uso - ou, no caso de software livre, serviços de implantação e manutenção.

Um software livre tem como aspecto definidor a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre permite aos seus usuários o acesso a seu código fonte.

Um software pode se apresentar de várias formas, por isso se dividem em três categorias principais:

  1. Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ...
  2. Software de sistema. ...
  3. Software de aplicação.

Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...

Segundo o site www.softwarelivre.gov.br: "Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.

O Software Livre pode ser usado em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.