Como saber se uma mensagem no WhatsApp é falsa?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Como checar notícias falsas no WhatsApp [Pesquisar]

  1. Confira se a mensagem tem a etiqueta com duas setas e o ícone da lupa. ...
  2. Habilite o recurso de pesquisa. ...
  3. Abra o navegador e pesquise sobre o assunto.

Dicas podem ser seguidas para checar se mensagens duvidosas disseminadas na internet ou pelo celular são mesmo uma fake news

  1. Consulte as fontes. ...
  2. Verifique o autor. ...
  3. Analise a data. ...
  4. É preconceito? ...
  5. Não leia só o título.

É possível chegar à versão original de uma imagem ou saber se ela é antiga fazendo uma busca reversa. É o famoso botão "procurar imagem no Google". Essa busca vai revelar as outras vezes que a imagem já foi publicada na internet.

O WhatsApp está desenvolvendo maneiras de conectar você com as empresas que você mais gosta. O ícone verde com um tique que aparece ao lado do nome do contato confirma que você está conversando com uma conta comercial autêntica e reconhecida.

  1. Denunciar o contato que propagou o golpe. ...
  2. Abrir um B.O online. ...
  3. Bloquear o contato. ...
  4. Avisar seus contatos via outra rede e/ou status. ...
  5. Entrar em contato com o WhatsApp.

O único meio de verificar a identidade dessas mensagens é por meio do rastreamento, que depende de ordens judiciais a serem cumpridas pelas operadoras e prestadores de serviços envolvidos. Nesses casos, porém, sempre vale desconfiar.

Existem alguns aplicativos, pagos ou gratuitos, que podem ser usados para verificar esses dados, como o EXIF Metadata (iOS), o Photo EXIF Editor (Android) e o Fake Imagem Detector (Android).

Olhe para a imagem
Busque por texto mal redigido, bordas ásperas na imagem ou recortes estranhos ou ângulos de câmera — tudo isso pode indicar que a imagem foi editada. Se a imagem que você está examinando for grande o suficiente, você pode aumentar o zoom para verificar se há erros sutis que poderiam ter escapado.

Uma das formas mais fáceis de verificar o “passado” de uma foto é a pesquisa reversa do Google. Na página de busca de imagens, clique no botão de câmera dentro da caixa de busca. Submeta então a imagem que desejar, por upload ou link, e o buscador exibirá resultados iguais ou semelhantes.

Dicas para identificar perfis fake

  1. Veja se a imagem de perfil é original.
  2. Leia o que o perfil postou.
  3. Veja a lista de amigos.
  4. Confira as informações pessoais.
  5. Suspeite de contas famosas ou pedidos pessoais.
  6. Verifique suas informações de privacidade.

É possível identificar de quem é um número no mensageiro WhatsApp usando diferentes sites e aplicativos. Além de fazer isso salvando o número nos celulares Android ou iPhone (iOS), o usuário pode recorrer a aplicativos como o Truecaller e o Whoscall, que fornecem dados atualizados sobre o número.

Em perfis falsos, até a interação com os contatos costuma ser mais genérica que o normal, com as mesmas pessoas comentando e sempre usando as mesmas frases. Uma regra que vale para todas as redes sociais é ficar atento ainda para contas com poucos seguidores, sem publicações e que seguem milhares de pessoas.

O golpe da conta falsa é um dos mais comuns: de acordo com outro estudo realizado pela Mobile Time em 2022, 43% dos usuários revelam já terem sido alvo desse tipo de fraude.

Então, cuidado! Números desconhecidos acompanhados de mensagens suspeitas podem ser uma cilada e, por conta disso, devem ser analisados com cautela. Uma das táticas mais utilizadas pelos golpistas é sobre vagas de emprego.