Qual é a diferença entre servo e servir?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.2 / 5 10 votos

Quando escolhemos servir, ainda estamos nos comando. Decidimos a quem e quando servir. se estamos no comando, precupar-nos-emos muito sobre alguém pisar-nos, isto é, dominar-nos. Mas quando escolhemos ser servo, abrimos de mão ao direito de estar no comando.

Por esta palavra se traduzem duas palavras hebraicas, que ocorrem freqüentemente no A.T., e que significam rapaz, pessoa de serviço, ou um escravo. A palavra é, algumas vezes, empregada a respeito de pessoas humildes (Gn 32.18,20), e também com relação a altos oficiais da corte (Gn 40.20 – 2 Sm 10.2,4).

1. Aquele que não dispõe da sua pessoa, nem de bens. 4. Pessoa que depende de outrem de maneira subserviente.

(Vers. 7–8) O dever do servo era atender primeiro às necessidades do mestre. Não se podia imaginar que o mestre autorizasse o servo a comer antes dele. Jesus concluiu então a parábola com esta pergunta: “Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado?

Ao servir, aumentamos nossa capacidade de amar e nos tornamos menos egoístas. Ao pensar nos problemas alheios, nossos problemas parecem menos graves. Precisamos servir para alcançar a vida eterna. Deus disse que aqueles que vivem com Ele devem amar e servir Seus filhos (ver Mateus 25:34–40).

Servir ao Senhor é demonstrado pela maneira como vivemos os mandamentos que recebemos de Deus; pelo trabalho que fazemos para ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra; e pela forma como agimos para com o nosso próximo.

Servo é aquele que obedece, que ouve as ordens do seu Senhor, que coloca em prática as regras do patrão, resumindo é aquele que se submete ao seu Senhor.

Essa palavra vem do Latim SERVITIUM, “escravidão, servidão”, de SERVUS, “escravo”, possivelmente de origem etrusca.

O evangelho de São Marcos, op.

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Quando Paulo teve a visão de Jesus às portas de Damasco, perguntou: “Que devo fazer, Senhor?” (Atos 22:10). Com isso, o apóstolo se fez inteiramente servo e colocou-se à disposição para cumprir o que lhe fosse mandado, sem questionar ou reclamar, confiando plenamente no Pai.

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.

“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45) Quaresma, tempo favorável de reflexão e oração sobre o mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus.