Como ligar para 192 pelo celular?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Para solicitar o atendimento do SAMU, para si ou para outra pessoa, o cidadão deve ligar para o telefone 192 ou acionar pelo aplicativo Chamar 192.

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações.

Este aplicativo tem como objetivo agilizar o atendimento pelas Centrais de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel SAMU no território brasileiro. Ao instalar o aplicativo e cadastrar seus dados básicos, o acionamento ao serviço de urgência e emergência se torna muito mais prático!

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. Ao necessitar de atendimento médico urgente como em casos de acidentes, suspeita de infarto, intoxicação ou queimaduras graves, crises convulsivas e outras situações com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Ao acionar o SAMU pelo telefone 192, inicialmente, o munícipe fala com um atendente, que pergunta informações como: motivo da chamada, endereço completo e ponto de referência, idade aproximada da vítima e telefone de contato.

Casos clínicos, tais como: problemas cardíacos e respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidente vascular cerebral, crises convulsivas, transferência de doentes graves, são atendidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deve ser acionado pelo telefone de emergência 192.

Ferimento por arma de fogo ou arma branca; Soterramento ou desabamento com vítimas; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Entorses; Cólicas renais; Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio; Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

É importante lembrar que não é necessário contar com créditos no celular, pois não há custos adicionais nesse tipo de chamada.

As ambulâncias padrão são veículos utilitários tipo van, modelo furgão, zero km, de fabricação nacional, adaptada, com teto elevado, conforme descritivo estabelecido pelo Ministério da Saúde, ao custo unitário de R$ 153.500,00, totalizando um investimento de R$ 614 mil.