O que Paulo diz sobre servir?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 7 votos

Servir, não tanto como um escravo, que é obrigado a fazer o seu trabalho, mas como uma pessoa livre que oferece generosamente suas habilidades e suas forças, que se doa para fazer algo, não em favor de um grupo, de uma parte, mas de todos aqueles que precisam de sua ajuda, sem exceções e sem preconceitos.

Quando Paulo teve a visão de Jesus às portas de Damasco, perguntou: “Que devo fazer, Senhor?” (Atos 22:10). Com isso, o apóstolo se fez inteiramente servo e colocou-se à disposição para cumprir o que lhe fosse mandado, sem questionar ou reclamar, confiando plenamente no Pai.

Glorifique a Deus com suas ações
Por fim, mais uma forma de servir a Deus verdadeiramente é glorificar a Ele por meio das suas ações cotidianas. “Quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Coríntios 10:31 ACF).

Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

Dedicar-se ao ato servir ao próximo, nos fortalece e nos transforma em servos, ou seja, pessoas pronta a servir e não a ser servido, assim como nos mostra realmente o quanto é importante doar nosso precioso tempo àqueles que por inúmeros motivos necessitam de algum tipo de ajuda, e sem se preocupar em receber por parte ...

Paulo enfatiza que Deus ama quem dá com alegria e abençoará aqueles que dão generosamente, não apenas financeiramente, mas também com bênçãos espirituais como alegria, paz e contentamento. O capítulo termina com Paulo agradecendo a Deus pela generosidade dos coríntios e encorajando-os a continuar doando.

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir.

Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.

Um dos temas principais de 2 Coríntios 5 é a ideia de ser uma nova criação em Cristo. Paulo enfatiza que todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura, e que o velho já passou e o novo veio.

32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é adar do que receber.

40 E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o afizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Servir: (lat servire) Estar a serviço de; prestar serviços a; ajudar, auxiliar, ser útil, servidor, benfazejo; estar às ordens de; cuidar de; fornecer, oferecer; ser útil ou prestável; agradar, satisfazer; ter préstimo ou serventia. Pode ser sutil.

Espírito de servir é essa disposição para ser prestativo, atento ao compromisso e com vontade de fazer o que precisa ser feito. Ou mesmo ver e perceber para tomar a iniciativa de se fazer alguma coisa em que a situação exija e, de fato, servir.

O prazer de ser crente, a disposição de obedecer e a alegria de servir a Deus e ao próximo são algumas das principais marcas de alguém que já experimentou o amor de Cristo e a sua graça salvadora.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.