Qual é a diferença entre biosfera e bioma?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ambientes terrestres que apresentam um tipo característico de vegetação, determinado principalmente por fatores climáticos recebem o nome de biomas e fazem parte da biosfera. A biosfera é a camada do planeta Terra onde existe vida.

Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.

A classificação de um bioma dá-se especialmente pela combinação de diferentes variáveis de ordem física presentes em um recorte espacial específico. Portanto, essa classificação envolve predominantemente os aspectos biológicos e geográficos da paisagem, como: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia e solo.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...

Qual a diferença entre ecossistema e bioma? Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos. Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.

Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.

São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto.

De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.

Biomas brasileiros

  • Cerrado.
  • Amazônia.
  • Caatinga.
  • Mata Atlântica.
  • Pantanal.
  • Pampa.

Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provêm deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo, deve haver inclusive equilíbrio entre eles.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.

A palavra bioma expressa o significado de um conjunto de vida. Os biomas são classificados como grandes áreas ecológicas com características semelhantes, sendo influenciados por diversos fatores, clima, solo e relevo, que estão relacionados com a diversidade dos seus ecossistemas.

Um bioma é definido por um tipo principal de vegetação (embora num mesmo bioma possam existir diversos tipos de vegetação) e também de animais típicos, embora estes não influam tanto na definição. Os biomas brasileiros são a Amazônia, o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.