O que é biosfera e Biodiversidade?

Perguntado por: lmoreira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

A biodiversidade refere-se à quantidade de variedade biológica animal e vegetal existente em um ecossistema e que automaticamente constitui a biosfera.

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Resposta: Biosfera é o conjunto de ecossistemas da Terra. Biodiversidade o próprio nome já diz que é a diversidade de seres vivos que existem num determinado local.

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Biosfera: é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra onde existe vida. Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando nos biomas. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos. Átomos: uma parte muito pequena da matéria.

A biosfera é constituída por elementos que estão presentes na atmosfera, litosfera e hidrosfera, como água, ar, luz, solo e alimentos. A biosfera terrestre é o elemento principal que torna possível o surgimento e manutenção da vida na Terra.

Atmosfera: é a camada gasosa; Biosfera: é a camada habitada pelos seres vivos que integra os ambientes terrestre, aéreo e aquático.

A importância da biodiversidade é evidente na vertente ecológica ou ambiental, uma vez que o seu contributo é essencial para regular e manter muitos dos serviços naturais – os chamados serviços do ecossistema – que incluem, entre outros, o sequestro de carbono e a regulação do clima, a formação e conservação do solo, a ...

A biodiversidade pode ser dividida em três níveis: comunidade/ecossistemas, espécies e genes.

Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:

  • Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. ...
  • Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.
  • Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.

Floresta Atlântica

As florestas atlânticas são compostas por ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes, com exemplares que chegam a atingir 50 metros de altura, e grande diversidade de briófitas, cipós e epífitas, como bromélias e orquídeas.