Qual é a relação dos seres humanos com a biosfera?

Perguntado por: snascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

O homem, como ser vivo faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo relações ecológicas com eles, algumas vezes de forma harmônica, mas, na maioria das vezes de forma desarmônica, causando constantemente com isso, prejuízos para a vida da biosfera em geral – a devastação de até biomas inteiros, a ...

Isso porque as atividades humanas e a produção crescente de determinadas atividades no espaço geográfico contribuem para a agressão extrema ao meio natural. Dentre vários casos, podemos citar o desmatamento, a poluição do ar, a extinção de espécies, a alteração do clima, a poluição ou extinção de rios, dentre outros.

No planeta Terra, além da temperatura ideal para existência de vida, há também elementos indispensáveis, como água e oxigênio. A biosfera abriga a vida, e também as relações entre os seres vivos, incluindo ainda a interação dos mesmos com os elementos naturais, tais como: ar, energia solar, clima, água, entre outros.

As alterações provocadas na biosfera pela ativida- de antrópica podem ser diretas ou indiretas. A ação direta está representada pelo desmatamento, exploração de recursos do subsolo, urbanização e industrialização.

Tem mais depois da publicidade ;) A biosfera possui relação direta com a litosfera, hidrosfera e atmosfera, haja vista que, sem solo, água e ar, não podem existir formas de vida e, consequentemente, ecossistemas no nosso planeta.

Inúmeras são as consequências advindas da ação do homem, sejam elas no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. Ondas de calor intensa, chuvas carregadas, ar seco e chuvas volumosas, podem ser exemplos resultantes da intervenção humana na natureza.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.

O sol é a principal fonte de energia para a sua existência. Todos os ambientes naturais e comunidades do ecossistema estão incluídos na biosfera. O equilíbrio climático da Terra, juntamente com a presença de oxigênio e água, são elementos essenciais que contribuem para a existência e a manutenção da vida.

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Atualmente, com o desenvolvimento das ciências e o processo de racionalização dos meios produtivos, as sociedades se preocupam em extrair da natureza as suas demandas de consumo. A biologia, a química a genética e a agronomia são alguns dos campos onde os usos da natureza são exaustivamente desenvolvidos.

A intervenção do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

A Terra, nosso planeta, é composto por camadas de estruturas diferentes: a crosta terrestre, o manto e o núcleo. A CROSTA TERRESTRE é a camada mais externa. Ela é formada de rochas e é sobre a crosta terrestre que Page 2 vivemos, construímos nossas casas, plantamos nossos alimentos, criamos animais etc.

Todas essas características os distinguem dos seres não vivos. Os seres vivos compõem a biosfera do planeta, ou seja, a porção que abriga a vida da Terra. Eles precisam de fatores microclimáticos para a manutenção das suas existências, fatores esses chamados, aqui, de "seres" não vivos.