Qual é a classificação de biodiversidade?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

A biodiversidade pode ser dividida em três níveis: comunidade/ecossistemas, espécies e genes.

Atualmente sabe-se que para a sobrevivência das espécies (inclusive a espécie humana) é fundamental a preservação dos três níveis de biodiversidade: a diversidade das espécies, a diversidade genética e a diversidade dos ecossistemas.

As sete categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

A Classificação Biológica é o agrupamento dos organismos vi- vos com base na descrição de suas características e similaridades encontradas. Basicamente é composta pelo primeiro elemento da biologia comparada.

A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

Os três critérios subjacentes ao sistema classificação em cinco Reinos, por Whittaker, são: nível de organização celular, tipo de nutrição e interação nos ecossistemas. Atualmente, há sistemas de classificação de seres vivos que integram domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya.

A classificação é a ação e o efeito de classificar (ordenar ou dispor por classes). O termo também é usado para fazer alusão à relação dos atletas classificados numa determinada prova. Posto isto, no mundo do desporto, a classificação determina o resultado da competição.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.