Quais são os seres vivos que fazem fotossíntese?

Perguntado por: ateixeira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que é fotossíntese? Trata-se de um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Esses organismos captam a luz solar, convertem-na em energia química, que será utilizada para a produção de compostos orgânicos, baseada em água e dióxido de carbono.

Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético.

Elysia chlorotica

Elysia chlorotica
Ela é capaz de viver meses "alimentada" pela luz do sol, como se fosse uma planta. "É o exemplo icônico de animal fotossintético", diz o professor Jordi Paps, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Respiração celular e fotossíntese são processos distintos e ambos são realizados pelos vegetais, algas e também por algumas bactérias.

O que é fotossíntese
Animais, incluindo os seres humanos, são organismos heterotróficos, incapazes de produzir seus próprios alimentos, portanto, dependem de fontes orgânicas para fornecê-lo. As plantas, por outro lado, são organismos autotróficos capazes de produzir alimentos a partir de matéria inorgânica.

Os seres autótrofos, também conhecidos como autotróficos, são aqueles organismos vivos que conseguem obter a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência por meio da luz solar, no processo de fotossíntese.

Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres.

As plantas, no geral, se alimentam através da fotossíntese. A fotossíntese é um processo onde as folhas, por meio de uma substância verde chamada clorofila, absorve a luz do sol e juntamente com a água e o gás carbônico, produz oxigênio, mas também um açúcar chamado de glicose, que é seu alimento.

O cloroplasto vai parar dentro das células digestivas do molusco e continua fazendo fotossíntese, processo que gera carboidratos e lipídios que nutrem a lesma. Cientistas descobriram que isso só é possível graças à presença de um gene de alga no DNA da lesma.

Os animais irão alimentar-se dessas sementes e frutos e, assim, irão obter o combustível necessário para viver, pois são seres heterótrofos. O oxigênio, tão importante para os organismos aeróbicos, é liberado como um resíduo da fotossíntese, durante a quebra das moléculas de água.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, que são organelas presentes nas células dos organismos eucariontes fotossintetizantes. Essas organelas armazenam os pigmentos fotossintetizantes, que são responsáveis pela absorção da luz. Existem diversos tipos de pigmentos fotossintetizantes, como clorofilas e carotenoides.

A fotossíntese é um processo realizado pelos vegetais para a produção do seu alimento. Para este processo, elas utilizam gás carbônico, água e energia solar, produzindo glicose (alimento para o vegetal) e oxigênio (que é liberado para a atmosfera).

autótrofos

Os autótrofos produzem seu próprio alimento ou nutrientes por meio da fotossíntese ou então da quimiossíntese. Como exemplo de organismos autótrofos podemos citar as algas, plantas, cianobactérias e alguns protistas (Euglena).

04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

As plantas são seres vivos. Eles germinam, crescem, se reproduzem e morrem, elas precisam do ar, da água, da luz e do calor do Sol.