Como é que as plantas nascem?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

MUITAS PLANTAS NASCEM DE SEMENTES. NO AMBIENTE NATURAL AS SEMENTES SE ESPALHAM COM A AJUDA DO VENTO DOS PÁSSAROS, DE OUTROS ANIMAIS E CAEM EM MUITOS LUGARES. QUANDO AS SEMENTES, CAEM E ENCONTRAM TERRA BOA, ÁGUA, LUZ E CALOR DO SOL, ELAS GERMINAM, DANDO ORIGEM A UMA NOVA PLANTA.

As plantas são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Para que as plantas possam se desenvolver elas necessitam da luz do sol, da água, e de sais minerais retirados do solo. A maioria das plantas se reproduz por meio das sementes.

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da seqüência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.

As plantas se multiplicam basicamente de duas maneiras na natureza: por sementes, chamada de propagação sexuada, e/ou por meio de partes vegetativas (galhos, ramos, raízes e folhas), chamada de propagação assexuada.

A maior parte das flores possui órgãos femininos e masculinos. O processo de reprodução começa quando uma flor libera no ar um pó, formado por diminutos grãos que contêm o material genético da planta: é o pólen. Essas partículas de pólen têm a missão de chegar até outras flores de mesma espécie, para fecundá-las.

O nascimento de uma semente
Então, para ter certeza de que está na flor certa, o grão libera substâncias que produzem sinais químicos. Se os sinais mostrarem que esse é o lugar certo, o grão germina e alcança o ovário da flor. Ali está o óvulo - e assim ocorre a fertilização e começa a nascer uma semente.

O processo de germinação da semente caracteriza-se pela retomada do crescimento do embrião. É a partir da germinação que a planta se fixará no substrato e iniciará o seu desenvolvimento até se tornar uma planta adulta. Quando a germinação acontece, a primeira estrutura a emergir, na maioria das sementes, é a raiz.

A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.

Quando a germinação acontece, a primeira estrutura a emergir, na maioria das sementes, é a raiz. Ela é fundamental para fixar a planta ao substrato e garantir a absorção de água.

Fases da germinação das sementes

  • Embebição: fase de captação de água pela semente. ...
  • Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo.
  • Crescimento do eixo embrionário: nessa fase acontece a ruptura do tegumento, que é a expansão celular.

As flores são importantes para a reprodução sexual das plantas. Elas produzem células sexuais masculinas e células sexuais femininas. As células reprodutivas masculinas são chamadas de grãos de pólen, e as células reprodutivas femininas são chamadas de óvulos.

Quando as sementes caem e encontram uma terra boa, água, luz e calor do sol, elas germinam, dando origem a uma nova planta. Como todo ser vivo, a planta também se reproduz, isto é, dá origem a um novo ser semelhante a ela.

As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada.

O óvulo se modifica gerando as sementes e o ovário sofre hipertrofia alterando seu tamanho, cor, sabor e tornando-se o fruto. Os frutos envolvem as sementes enquanto estão em processo de maturação.

O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.