Qual é a cidade mais alemã fora da Alemanha?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Pomerode está na região turística conhecida como Vale Europeu. Não à toa, é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Fora da Alemanha, a maioria das pessoas etnicamente alemãs vivem na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos.

município de Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região.

Em Minas Gerais, a maior colônia alemã estabeleceu-se em Juiz de Fora, onde em 1858 chegaram aproximadamente 1.200 colonos, o que representava cerca de 20% da população da cidade na época.

Santa Catarina é o estado mais germânico do Brasil. Cerca de 25% de seus quase 7 milhões de habitantes têm ascendência alemã.

A maioria dos imigrantes alemães residem na região Sul do Brasil, mais especificamente nas seguintes cidades: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Imigração Alemã no Paraguai (1880-1930) A iniciativa de suprir a demanda por mão-de-obra européia e povoar com ela espaços vazios era muito comum na cena política de vários países americanos, desde o início do século XIX.

Literalmente, é a junção do radical Pommern e do verbo rodern, verbo alemão que significa tirar os tocos, tornar a terra apta para o cultivo. De fato, os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil e ao Estado se dedicaram ao trabalho na terra e à agricultura familiar.

Palmeira
A cidade de Palmeira possui grande influência alemã e por isso você pode se sentir na Alemanha enquanto passeia por suas ruas.

Pomerode, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais alemã do Brasil por toda a sua história de imigração. A cidade de aproximadamente 35 mil habitantes tem o maior número de casas em estrutura alemã enxaimel e uma forte cultura preservada pelos descendentes de imigrantes.

A título de exemplo de sobrenomes alemães que indicam profissão (ocupação) podemos citar: Becker (padeiro), Schneider (alfaiate), Schumacher (sapateiro), Maurer (pedreiro), Küster (sacristão), Schmidt (ferreiro), Koch (cozinheiro), Bauer (agricultor), Weber (tecelão), Schäfer (pastor), Zimmer (marceneiro), Müller ( ...