É bom morar em Ouro Preto?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Com localização privilegiada, próximo a opções de lazer, educação e saúde, o bairro Ouro Preto tem muito a oferecer. Afinal, trata-se de uma região com infraestrutura, áreas verdes, segurança e tranquilidade, benefícios que fazem toda a diferença na hora de escolher um lugar para morar.

Ouro Preto
Por isso, a cidade é uma boa opção para quem deseja conhecer mais sobre a história do Brasil. Seu custo de vida é 48,8% mais barato do que em São Paulo.

A região onde fica o Ouro Preto tem sido cada vez mais valorizada. Considerado de classe média alta, o bairro tem um custo de vida compatível com a qualidade e a infraestrutura que oferece a seus moradores.

Um dos destinos mais visitados por turistas em Minas Gerais, além da arquitetura antiga, que gera lindas fotos, e da comida tradicional, o município mineiro oferece ao visitante a possibilidade de conhecer de perto o cenário de momentos históricos importantes para a construção da identidade nacional.

Para começo de conversa, Ouro Preto (antigamente chamada de Vila Rica) faz parte dos Roteiros do Circuito do Ouro em Minas Gerais. A cidade possui um dos mais completos conjuntos de arte barroca do mundo, com obras presentes na arquitetura de inúmeras igrejas, esculturas de anjos e santos e pinturas.

turismo

Apesar do declínio do garimpo, a cidade continuou fazendo parte do circuito do ouro e o extrativismo mineral ainda é uma das suas principais atividades econômicas. Por sua condição histórica e localização privilegiada, o turismo é importante na região.

Estes dados revelam o quanto à mineração é uma importante fonte de renda para o Brasil. No caso de cidades mineradoras como Ouro Preto, a atividade se torna a grande protagonista, uma vez que representa mais de 70% do valor da arrecadação municipal. Além de gerar empregos diretos e indiretos.

Melhor época para ir a Ouro Preto? O mais indicado é visitar a cidade durante a época de outono e inverno, quando o clima é mais seco e a temperatura mais amena, o que torna mais agradável subir as ladeiras da cidade a pé.

O que fazer em Ouro Preto: passeios imperdíveis

  • Centro Histórico de Ouro Preto. Praça Tiradentes. ...
  • Minas de Ouro.
  • Mirante do Morro São Sebastião.
  • Parque das Andorinhas e Parque do Itacolomi.
  • Passeios bate e volta. Tiradentes e São João del Rei.

A expansão de Ouro Preto para as encostas do entorno, ocupando terrenos geologicamente instáveis, áreas verdes, áreas arqueológicas e espaços públicos, representa uma ameaça de danos irreversíveis ao cenário urbano". A própria razão de ser da cidade explica o perigo constante.

Principal cidade do denominado Ciclo do Ouro, Ouro Preto, além de ter sido o berço de artistas, responsáveis pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, foi também o cenário do movimento pela independência do Brasil em relação a Portugal, chamado de Inconfidência Mineira, cujo mártir, Joaquim José da Silva ...

A possibilidade de as obras causarem danos de difícil reparação foi apontada pelo MP em uma ação civil pública. Segundo a instituição, esse tipo de pavimentação é danosa, mutiladora, incompatível com as ruas da cidade e capaz de descaracterizar o conjunto urbano de Ouro Preto.

Gostaria de saber se há serviço de Uber, 99, bláblá car e etc... em ouro preto? Uber não tem.

distrito de São Bartolomeu

Ainda não foi desta vez que o histórico distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, recebeu o selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cidade de Ouro Preto está localizada no estado de Minas Gerais, a apenas 100 km da capital Belo Horizonte. Ouro Preto é um destino tranquilo de ser visitado, mesmo para quem busca um passeio de apenas um dia.

Ouro Preto - Patrimônio Cultural Mundial. Cidade que conta com o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia encravada nas montanhas de Minas. No auge do Ciclo do Ouro, foi construída por artistas e escravos, inspirados nos modelos europeus, criando um estilo nacional diferenciado.