Quantas habitantes tem Pomerode?

Perguntado por: haraujo6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Prefeito

População
População no último censo [2022]34.263 pessoas
Densidade demográfica [2022]159,88 habitante por quilômetro quadrado
Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2021]2,8 salários mínimos

A população da cidade de Pomerode (SC) chegou a 34.263 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 23,35% em comparação com o Censo de 2010.

Sua população estimada em 2020 era de 34 010 habitantes, conforme dados do IBGE.

Um dos municípios integrantes da macrorregião do Vale do Itajaí, a economia de Pomerode tem como base o setor da indústria.

Renda per capita em
Em Pomerode, a renda per capita é de R$ 49.049,77.

Pomerode é considerada a 3ª melhor cidade de pequeno porte do Brasil para se viver. Pomerode está no Top 3 de melhores cidades de pequeno porte para se viver no Brasil.

município de Pomerode

O município de Pomerode, conhecido como a cidade mais alemã do Brasil, está localizado no coração do Vale Europeu, uma região turística catarinense cuja nomenclatura surgiu devido à forte influência da cultura europeia herdada dos imigrantes que povoaram a região.

Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, Pomerode é uma pequena cidade com cerca de 34 mil habitantes. Tranquila e charmosa é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados de seus colonizadores.

Em Pomerode, Santa Catarina, há três línguas oficiais: português, alemão e, desde 2017, o pomerano.

A gastronomia de Pomerode inclui grandes restaurantes e confeitarias especializadas em marreco recheado, chucrute, purê de maçã, cuca e strudel, mas a variedade surpreende e vai além da cozinha alemã.

Literalmente, é a junção do radical Pommern e do verbo rodern, verbo alemão que significa tirar os tocos, tornar a terra apta para o cultivo. De fato, os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil e ao Estado se dedicaram ao trabalho na terra e à agricultura familiar.