Qual é a cidade de Deus na Bíblia?

Perguntado por: wpimenta . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 2 votos

A Nova Jerusalém que João viu descer do céu é a cidade celestial de Deus. É provável que inclua a cidade de Enoque, que foi transladada e levada ao céu. Essa “ cidade santa” vai descer e unir-se à Nova Jerusalém, ou Sião, que os santos terão construído na Terra (ver Moisés 7:62–64).

Jerusalém não é apenas "dos cristãos" ou "dos judeus" ou "dos muçulmanos", mas Jerusalém é a cidade de Deus, pertence a Ele , e estamos todos aqui para experimentar Sua presença e render culto .

Uma das cidades mais antigas da humanidade, Jerusalém deveria ser um símbolo da tolerância e da busca pela paz — cristãos, muçulmanos e judeus consideram o local sagrado por abrigar símbolos que são pilares dessas religiões.

A primeira vez que aparece o nome Jerusalém na Bíblia é no livro de Josué, por ocasião da conquista de Canaã e a última passagem é no livro do Apocalipse capítulo 21.10 já se referindo a cidade celestial que é homônima da Jerusalém terrestre. Deus amou esta cidade e não há uma explicação para isto.

É também daqui que surge o nome da Bíblia (do grego βιβλία, «livros»). Biblos situa-se na costa mediterrânica do atual Líbano, a 42 quilômetros de Beirute. É um foco de atração para arqueólogos devido às fases sucessivas de vestígios arqueológicos resultantes de séculos de ocupação humana.

A toponímia na Cidade de Deus constitui característica singular, remetendo à morada do Divino, sugerida por seu próprio nome. Não é preciso caminhar muito para reconhecer que esta noção é reforçada na nomenclatura bíblica existente em diversos de seus logradouros.

Jerusalém e o direito divino
Para os judeus, Jerusalém é considerada divina porque foi a capital do Reino de Davi. Esse também foi o local onde o Rei Salomão construiu o templo para guardar a Arca da Aliança – aquela que continha os restos das tábuas sagradas nas quais foram escritos os 10 mandamentos.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

Belém está localizada a cerca de 8 km ao sul de Jerusalém. No período do Velho Testamento, começou a se desenvolver como um assentamento modesto, ao longo de uma cordilheira em forma de meia-lua, na fronteira da região montanhosa da Judeia, a oeste, e do deserto da Judeia, a leste.

Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

A Nova Jerusalém que João viu descer do céu é a cidade celestial de Deus. É provável que inclua a cidade de Enoque, que foi transladada e levada ao céu. Essa “ cidade santa” vai descer e unir-se à Nova Jerusalém, ou Sião, que os santos terão construído na Terra (ver Moisés 7:62–64).

Israel

Jerusalém se encontra no país de Israel e é uma das cidades mais antigas do mundo.

12 vezes

Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada. O olhar do mundo esteve várias vezes voltado à Cidade Santa, com receio e admiração em igual medida. No entanto, poucas cidades do mundo são capazes de fazer frente à emocionante história que envolve Jerusalém, a cidade que nasceu há cinco mil anos.