Quem queimou Jerusalém?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 12 votos

Jerusalém, mataram todos os nobres de Judá, “incendiaram a casa do rei e as casas do povo e derrubaram os muros” da cidade. Agora, novas descobertas arqueológicas confirmam que no período do Primeiro Templo, Jerusalém foi conquistada e incendiada pelos babilônios, assim como descrito no Livro de Jeremias.

A primeira destruição, segundo alguns historiadores, ocorreu na terceira deportação pelos babilônios no ano 586 a.C., pelos exércitos da Babilônia, comandados pelo rei Nabucodonosor II que em 586/587 a.C. sitiou Jerusalém pela primeira vez e, segundo o livro bíblico de Daniel Cap.

O exército romano usou bate-estacas para tentar abrir vãos nas muralhas de Jerusalém. Foi assim que a cidade caiu, ao fim do cerco. Vinte homens e um corneteiro tomaram o local por uma brecha na fortaleza Antônia.

Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Em 597, Jerusalém sofre a sua primeira invasão pelas tropas do rei babilônico Nabucodonosor e tem o seu Templo saqueado.

Desde a sua fundação, em 3.000 a.C., foi destruída duas vezes, sitiada 23, atacada 52 e capturada e recapturada outras 44. A convivência de diferentes culturas e religiões, somada à sua história dura de guerras, mostra porque Jerusalém é uma das cidades mais disputadas e em estado de alerta constante.

Foi a investida de 70 mil soldados, no ano 70 d.C., para conter uma rebelião dos judeus contra a autoridade de Roma. Ao encarar as muralhas de Jerusalém, atrás das quais milhares de revoltosos se refugiaram, os romanos, liderados pelo general Tito, viram que a batalha seria dura, mesmo atacando com quatro legiões.

Com a vitória, o Estado de Israel incorporou a seu território Gaza, a Península do Sinai, as Colinas de Golã e a Cisjordânia, incluindo parte da cidade de Jerusalém. Com isso, o número de refugiados palestinos aumentou ainda mais, já que mais de 1,6 milhão de pessoas foram expulsas.

Tito

No ano 70 d.C, o Segundo Templo foi destruído pelo general romano Tito, que recebeu a tarefa de sufocar uma revolta na então Judeia. Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Neste mesmo ano, uma sublevação do reino de Judá, levou Nabucodonosor II a apoderar-se de Jerusalém, empreendendo uma guerra crua com este reino, destruindo esta cidade e ordenando a primeira deportação de Judeus para o cativeiro, na Babilónia.