Qual é o significado do nome de Israel?

Perguntado por: eferrari6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 16 votos

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Israel: Significa “homem que luta com Deus” ou "homem que vê Deus". Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, “ele luta com Deus”, resulta da junção dos elementos sara, que significa “ele luta”, e El, que quer dizer “Deus”.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Eretz Israel - A terra de Israel
Aretz ou eretz. Aqui em Israel, chamamos o país de aretz, terra.

Israel é um nome de origem hebraica que significa "aquele que luta com Deus" ou "Deus prevalece". Historicamente, o nome tem sido associado a personagens bíblicos e figuras históricas importantes. Na Bíblia, Israel é o nome dado a Jacó depois que ele lutou com um anjo.

Jacó foi um grande profeta que viveu centenas de anos antes do tempo de Cristo. Por ter sido fiel, o Senhor deu-lhe o nome especial de Israel, que significa “aquele que prevalece com Deus” ou “que Deus prevaleça” (Bible Dictionary, “Israel”, p. 708).

Yahweh é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton), que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.

Em 14 de maio de 1948 o Alto Comissário inglês se retirou da Palestina e proclamou-se o Estado de Israel.

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome. Estudiosos debatem se a palavra Yahweh realmente deriva do verbo hayah .

Destaque-se que Jacó passa a ser chamado de Israel após sua luta com o anjo e, a partir de então, seus descendentes serão conhecidos como “filhos de Israel” (bnei Israel) dando origem ao “povo de Israel” (am Israel).