Qual é a categoria de moto?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.

Entre elas está a categoria A que habilita condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Inclui-se nessa categoria motos, triciclos, motonetas e ciclomotores, independente das cilindradas.

CNH categoria A
Com este tipo de categoria de CNH “A”, o motorista poderá conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem o carro lateral, com motores acima de 50 cilindradas. Exemplos de veículos permitidos para CNH A: Motos, Motonetas, Triciclos, Ciclomotor.

A categoria B é a da maioria dos motoristas de automóveis. Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg.

Em certas localidades, a carta A1 serve como uma porta de entrada para o mundo das motos. Em Portugal, por exemplo, pode ser emitida para pessoas com a partir de 16 anos. Após o processo de habilitação e aprovação, o motociclista está permitido a conduzir motos de até 125 cc, e de potência máxima de 11 kW (14,95 cv).

Categoria A (moto): permite dirigir veículos motorizados de 2 ou 3 rodas (com ou sem carro lateral). Categoria B (carro): permite dirigir veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista.

A categoria de CNH A permite conduzir veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos. Já a CNH B permite a condução de veículos de 4 rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e 8 passageiros, além do motorista.

A categoriaAB” permite a você conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas (motos e triciclos), com ou sem carro lateral, da categoria “A”, além dos veículos motorizados da categoria “B”, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o ...

Caso um motorista que possua apenas a CNH categoria B seja flagrado conduzindo uma motocicleta, ele estará sujeito a penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como multa, pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

Existem algumas diferenças entre a CNH A e a B. A habilitação A é destinada à condução de motocicletas, triciclos, motonetas e outros veículos de duas rodas. Já a CNH B habilita motoristas a dirigirem veículos com até oito passageiros, como caminhonetes, táxis e carros de aluguel.

A B é para 4 rodas ou mais, desde que com peso até 3.500 quilos ou até 8 passageiros mais o motorista. A C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total seja maior que três mil e quinhentos quilos.

Qual a diferença entre as categorias A e B?

  • Categoria A (moto): permite dirigir veículos motorizados de 2 ou 3 rodas (com ou sem carro lateral).
  • Categoria B (carro): permite dirigir veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista.

A categoria C da CNH permite, ao motorista nela habilitado, dirigir veículos de carga acima de 3,5 toneladas, ou 3.500kg. O motorista habilitado na categoria C, tem permissão para conduzir veículos tais quais: tratores, máquinas agrícolas e motorhomes.

A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.