Qual é a banana que tem menos açucar?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Já a banana-da-terra, ou banana-comprida, é bem maior, podendo chegar a quase 30 centímetros de comprimento, tem menos açúcar e uma grande quantidade de amido.

Para escolher a banana ideal opte pela: bananas – maçã já que possuem menor quantidade de carboidrato em detrimento das demais e são ótimas fontes de fibra ou as bananas com casca amarela, no estágio maduro, tem baixo índice glicêmico (52), sendo ideal para o consumo.

Já quanto o teor de açúcar não redutor, vários acessos se destacaram como: Porp, Tropical, Caipira, F3P4, IDU 110 e Pisang Pathalung que exibiram maiores valores.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã”, revela a nutricionista Adriana Ávila. Segundo a especialista, a melhor forma de consumir a banana – em termos de saúde – é crua, pois quando cozida em água, há perda do potássio.

banana-maçã

Agora, se o desejo é fazer as pazes com a balança, melhor ficar com a banana-maçã, que possui menos carboidratos e boas doses de fibras solúveis, substâncias que promovem saciedade. Só não dá para exagerar. Apesar da penca de benefícios, a banana – não importa o tipo – carrega mais calorias do que a maioria das frutas.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.

Para reduzir o índice glicêmico de qualquer fruta, a dica é consumi-las com alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Assim, o carboidrato das frutas será absorvido lentamente e o pico de insulina será menor.

É fonte ainda de vitamina B6, capaz de estimular a criação – ou síntese – de novas células. O consumo diário de banana também contribui para sua saúde cardíaca, por ser um alimento rico em potássio e magnésio. Estudos divulgados indicam que os níveis de potássio podem ter relação com a saúde do coração.

A quantidade de calorias da banana varia de acordo com o tipo da fruta. Uma unidade da prata, por exemplo, tem 39 calorias; já a da-terra, 40; a maçã, 56,5; e a nanica, por outro lado, 68.

Quantas bananas por dia são recomendadas – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) resume isso na regra "5 por dia" e recomenda 250 gramas de fruta. Uma mistura saudável faz sentido aqui, então não coma apenas bananas.

banana nanica

Devido às características de clima, de relevo e do solo, a banana nanica produzida no local é considerada naturalmente mais doce do que as outras da mesma espécie – não existe qualquer tipo de modificação genética. Durante o inverno, a planta diminui o metabolismo, de três a quatro meses.

Abacate

Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas. Mesmo que não comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados.

Então em que são diferentes? No tamanho: Banana nanica tem esse nome pelo pequeno tamanho da bananeira. Mas a banana tende a ser maior (em média, 110g cada) que a prata (75g cada). No sabor: A banana nanica é um pouco mais doce, sendo mais indicada para adoçar suas receitas ou vitaminas!