Como se pega bactéria no pulmão?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Confusão mental;

  • Mal-estar generalizado;
  • Falta de ar;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
  • Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
  • Prostração (fraqueza).

O tratamento de infecções pulmonares é realizado por meio de medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador — fungos, vírus ou bactérias. Conforme a condição do paciente, médicos recorrem a antifúngicos, antivirais ou antibióticos.

Há vários tipos de pneumonia: a mais comum é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Geralmente, a pneumonia aparece depois que alguma doença afeta o sistema respiratório (pulmões e garganta, por exemplo) e causa pequenas lesões, que são a porta de entrada do pneumococo.

Três tipos de bactérias são as principais causadoras da pneumonia bacteriana: Streptococcus pneumoniae (chamada popularmente de pneumococo) Mycoplasma pneumoniae. Haemophilus influenzae.

Cultura de escarro – Para diagnosticar infecções bacterianas pulmonares. Hemocultura – Para diagnosticar disseminação no sangue de infecções por bactérias ou fungos. Influenza – Para diagnóstico de gripe. Biópsia pulmonar – Para avaliar lesões e pesquisar câncer de pulmão.

O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias.

De maneira geral, sintomas como febre tendem a desaparecer nas primeiras 48 horas. Porém, a tosse e mal-estar como um todo podem acompanhar o paciente até a sua recuperação final, que leva de uma semana a um mês. O tratamento é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Pneumonia é uma infecção dos pulmões
É uma doença grave que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa em crianças pequenas, pessoas com idade acima de 65 anos, e naqueles com problemas médicos tais como doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares crônicas.

Saiba mais sobre a pneumonia química. Os principais agentes causadores da enfermidade são as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. A doença também pode ser desencadeada por alguns tipos de fungos e de protozoários.

A doença causa uma grave infecção nos pulmões, atingindo as unidades de troca gasosas. Pode ocorrer o acúmulo de líquido ou pus na cavidade entre as pleuras, membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral e pela pleura parietal, o levando a um derrame pleural.

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.