Qual Anti-inflamatório para a menstruação?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Qualquer AINE inibidor específico de uma enzima (cicloxigenase), sendo indometacina, ibuprofeno, ácido mefenâmico, naproxeno, diclofenaco e ácido flefenâmico, pode ser utilizado, pois não há evidências da superioridade de um sobre o outro.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Ácido tranexâmico e hemorragia
O tratamento imediato com ácido tranexâmico reduz o risco de morte em 70% em pessoas com sangramento grave, dizem os pesquisadores. No entanto, o início do tratamento rápido é importante, pois mesmo pequenos atrasos estão associados a reduções no benefício.

Os anti-inflamatórios são os remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de cólicas menstruais, pois eles têm como princípio ativo componentes que amenizam as dores.

O Primosiston é uma opção para mulheres que não fazem tratamento hormonal regular. A recomendação é de que não deve ser usado por mais de 14 dias seguidos, sendo que, após interromper o uso, o ciclo menstrual será restabelecido em poucos dias.

A dose diária recomendada de um prontamente disponível de drogas anti-inflamatório não esteróide, Diclofenaco de Potássio, é eficaz no alívio da dor menstrual e restaurar o desempenho físico a níveis alcançados quando as mulheres estavam na fase folicular tardia (sem menstruação, sem dor) fase do ciclo menstrual ciclo.

Patologias que podem ser tratadas com nimesulida
A Agência Europeia do Medicamento e a ANVISA autoriza o uso da nimesulida apenas para o tratamento de dores agudas e de curta duração, que necessitam de poucos dias de tratamento anti-inflamatório, como nos casos de: Dismenorreia (cólica menstrual).

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.