Qual animal que espanta rato?

Perguntado por: ravila . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

O gato espanta o rato apenas pelo seu miado. O cheiro da urina do gato também espanta os roedores, portanto, coloque a areia suja do bichano perto do lixo e das entradas de sua casa, isso fará com que os ratos fujam do local.

De acordo com o biólogo, alguns exemplos incluem hortelã-pimenta, lavanda, eucalipto, citronela e óleo de rícino. “Esses cheiros podem ser desagradáveis para os ratos devido à sensibilidade do seu olfato.

Óleo de Hortelã
Assim como o óleo de pimenta, o de hortelã também causa o mesmo efeito sobre os ratos.

Maneiras de combater os ratos
- Controle biológico: gatos, cobras, lagartos, gaviões (inimigos naturais dos roedores).

O óleo de pimenta não causa danos à saúde das pessoas e mantém os ratos afastados. Para tal, basta borrifá-lo em locais estratégicos que poderiam servir de esconderijo para os animais. Também é interessante usar o óleo próximo das portas e em fendas.

O historiador romano Plínio, o Velho, relatou, em sua enciclopédia História Natural, que os elefantes têm tanto “ódio” dos ratos que recusam o feno em que um roedor tenha passado.

Cientistas descobrem por acaso que ratos têm "medo" de bananas; entenda.

Ratos, formigas e baratas vão fugir. Caso more em apartamento ou não tenha um jardim: misture algumas gotas de óleo essencial de menta com água; coloque num frasco com tampa tipo spray e borrife nas janelas, nas portas e pelos cantos da casa, dando especial atenção às áreas onde esses visitantes costumam aparecer.

Confira 5 dicas essenciais para evitar que os ratos invadam a sua área

  1. 1) Limpar restos de alimento.
  2. 2) Descartar objetos sem uso.
  3. 3) Deixar acessos abertos.
  4. 4) Manter terrenos e jardins limpos.
  5. 5) Vedar o lixo adequadamente.

Algumas coisas como comidas expostas, buracos, entulhos, rações de animais sem proteção, ralos abertos e falta de higienização podem atrair os roedores. Logo, é necessário ter alguns cuidados para não ter uma infestação. Os animais preferem locais seguros, quentes e com comida para seus abrigos.