Qual animal ouve menos?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Elefantes. Os elefantes têm uma audição extraordinária, que lhes permite ouvir sons em frequências 20 vezes mais baixas do que nós, os humanos. Além disso, seus ouvidos desempenham um papel muito importante além da audição.

Tetra-se do primeiro caso registrado de espécie do reino animal que não escuta a própria voz, segundo os cientistas.

o morcego

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego.

Caramujos. Os caramujos são gastrópodes com concha encontrados em uma ampla variedade de habitats. Eles não têm cordas vocais e são totalmente silenciosos.

A audição dos gatos e dos cães varia entre cerca de 20 Hz a 60.000 Hz (60 kHz) – Espantosamente, permitindo que eles ouçam até mesmo ultrassons completamente inaudíveis aos humanos. Outros animais, como golfinhos, morcegos e elefantes, ouvem frequências ainda mais altas – abordaremos isso mais adiante.

Comparadas aos humanos e outros seres vivos, as mariposas conquistaram o mérito de serem os animais com o sentido de audição mais desenvolvido do mundo. Esses lepidópteros alados são capazes de perceber frequências de até 300 000 Hz, um valor astronômico em comparação com 20 000 Hz no caso dos humanos.

A descoberta quebra o mito de que esses animais são surdos – na verdade, as cobras “ouvem” através da vibração do solo, movimento chamado como “detecção tátil”. A pesquisa observou 19 cobras de sete espécies para identificar se tinham e como cada uma respondia à audição aérea.

1. Papagaio. Os papagaios são provavelmente as aves mais famosas pela capacidade de imitar a fala humana.

Muitos animais - incluindo focas, golfinhos e morcegos - são capazes de se comunicar vocalmente.

No entanto os caninos conseguem perceber e ouvir sons que são absolutamente inaudíveis para nós, principalmente nas freqüências mais altas. O ouvido humano pode captar sons que estão numa faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, enquanto que os cães alcançam sons entre 18 e 40.000 ciclos por segundo.