Qual a temperatura normal das axilas?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem: Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como "subfebril": entre os 37,5ºC e os 38ºC.

A temperatura corporal natural varia entre 35,4º C e 37,2º C ao ser medida na axila. No entanto, em situações como gripe ou infecção, esse valor pode ser alterado, aferindo febre. Conheça as principais variações de temperatura corporal.

Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero. Coloque a ponta prata debaixo da axila. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

A diferença está na temperatura associada a cada um desses quadros. O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra. Ele verá se há necessidade de remédios ou ir ao pronto-socorro.

A via de mensuração mais usada é a axilar e, embora seja mais fácil de medir (em comparação com registros orais ou retais), é uma estimativa menos precisa da temperatura interna corporal e tem forte influência de fatores do meio ambiente.

A temperatura axilar é medida ao colocar o termômetro na axila. Este método pode ser usado em qualquer idade. Entretanto, a temperatura da axila não é tão confiável quanto as outras medidas. É melhor ver as temperaturas da axila como um reflexo da temperatura, não uma leitura exata.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada. Após o tempo necessário para a aferição, o termômetro emite um sinal sonoro e mostra, no visor digital, a temperatura do paciente.

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

Ao apresentar sinais em temperaturas dentro dessa faixa, considera-se que o paciente tem um quadro subfebril. Entre os 37,8° C e os 38° C, a febre é considerada fraca; de 38° C a 39° C, é uma febre moderada; e acima de 40° C, febre alta. Esses valores são válidos para medições da temperatura feitas na axila.