Como saber se o termômetro está certo?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.

1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.

O presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, dr. Tadeu Fernando Fernandes, diz que não há problema em retirar o termômetro depois de ouvir o aviso sonoro.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

A orientação é deixar o termômetro sob a axila por cerca de 10 minutos (no caso do acessório de mercúrio) e, em seguida, anotar a temperatura corporal. É necessário fazer o mesmo procedimento por mais quatro dias seguidos e anotar os resultados.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra. Ele verá se há necessidade de remédios ou ir ao pronto-socorro. hipotermia – menos de 35,5°C.

Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃; Febre: Acima de 37,8℃; Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃.

Que tipo de termômetro é mais seguro? Alguns termômetros, como o termômetro de mercúrio, são tóxicos e poluentes, portanto não são totalmente seguros. O termômetro analógico digital ou o termômetro infravermelho são considerados muito mais seguros, pois não causam nenhum dano em caso de quebra.

A temperatura corpórea considerada normal varia entre 36º C e 37,2º C.

A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto. O valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre. Ao realizar a medição, evite ambientes muito quentes.

A temperatura corporal natural varia entre 35,4º C e 37,2º C ao ser medida na axila. No entanto, em situações como gripe ou infecção, esse valor pode ser alterado, aferindo febre. Conheça as principais variações de temperatura corporal.

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem: Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como "subfebril": entre os 37,5ºC e os 38ºC.

Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.

Sinal sonoro: indica que o aparelho está pronto a ser utilizado ou que a medição terminou. Auto-verificação automática: caso a mensagem «ERR» apareça no seu visor significa que há algum problema em sua medição. Não utilize seu termômetro, entre em contato conosco!

Para saber se está com febre, uma pessoa pode verificar se apresenta outras alterações e sinais em seu corpo, como calafrios, suores, desidratação e cansaço. A febre é um sintoma bastante comum e está associado com diferentes doenças, como um caso de gripe, de covid-19 ou de dengue.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).