Qual a relação da água com a religião?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

A água simboliza a purificação e é elemento central em diversas atividades religiosas, como no batismo, nas benzeções e nas cerimônias de religiões afro-brasileiras.

O SIMBOLISMO DA ÁGUA NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
Tem um desempenho preponderante nas várias religiões pelo seu poder purificador, que a utilizam em seus rituais, tais como: O Cristianismo, o Islamismo, o Judaísmo, o Hinduísmo, o Espiritismo, as Religiões Afro, Indígenas, Xintoísmo e Wicca.

Nas diversas culturas e crenças espirituais, os usos das águas e suas representações são múltiplas; vão desde a simbologia do nascimento, renascimento e purificação das religiões cristãs até metáforas de forças de guerra, de proteção e rituais da morte.

Na verdade, o sentido da água no rito batismal não está tanto ligado em primeiro plano a uma ideia de purificação, mas de passagem, que expressa a salvação. O catecúmeno que vai se batizar “passa” pela água e isto simboliza sua passagem da vida em pecado para uma vida nova, a vida da graça.

O líder do templo Shin budista Terra Pura, monge Sato, afirmou que o contato com a água implica sempre em regeneração – tanto espiritual quanto física – e que ela não pode ser tratada como mercadoria. Segundo ele, a água é a fonte de todas as possibilidades de existência.

A água é a representação do conhecimento e da vida, talvez porque a água é tão essencial ao corpo como o conhecimento ao espírito. Por isso Deus é chamado de Oceano de Conhecimento, alusão à sua sabedoria infinita.

Largamente utilizada no meio espírita, a água fluida é um complemento do passe. Pode ser fluidificada no Centro, em nossa casa ou em qualquer lugar, mediante uma prece, solicitando à Espiritualidade este recurso, pois a sua fluidificação é uma tarefa executada pelos Espíritos.

A Terra surgiu da água (Gênesis 1.9-10), o que indica a importância desta substância na criação estabelecida pelo Deus Todo-Poderoso.

Conclui-se que na umbanda o simbolismo das águas comporta uma concepção que lhe é peculiar de emoções, porém permeada de nuances de sentido que ultrapassam o âmbito psicológico e assumem conotações éticas e ontológicas.

O que é Nascer de Novo:
Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.

A água remete para nossas origens na água, seja literalmente no processo do nascimento e na narrativa bíblica, seja como aquilo que nos sustenta ao longo da vida. Como tal, a água nos remete para nossas origens em Deus e para toda a nossa dependência da presença mantenedora de Deus desde o nascimento até a morte.

Deus supre aos sedentos com águas e mananciais (Isaías 41:17-18) - bondade infinita de Deus. Águas amargas: morte, destruição (Apocalipse 8:11) Jesus fonte de água viva (João 4:13-14) Águas vivas - vida plena (João 7:38)

É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Ainda nos rituais e cerimônias do Candomblé, a água é um importante elemento no processo de higiene, os quais são realizados por meio dos banhos de ervas. “Sua eficácia é ainda mais acentuada quando ele é preparado com fé, dentro do fundamento mágico, e incluindo as ervas de acordo com as combinações precisas”.