O que significa água viva no mundo espiritual?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

Como visto, a águas-vivas simbolizam o fluxo, o instinto, o movimento e a simplicidade. Por isso, ela nos ensina que não precisamos resistir aos processos da vida e que é melhor deixar que ela nos guie naturalmente.

Discuta a relação existente entre a fonte de águas vivas e a árvore da vida. O Salvador ensinou: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14).

As águas-vivas também contribuem grandemente para a ciência. Como elas possuem a capacidade de regeneração e auto clonagem, elas são o foco de muitos estudos. Por exemplo, se uma água-viva é cortada em dois pedaços, ela é capaz de se regenerar e criar dois novos organismos completos.

E é justamente quando a água está com temperaturas mais mornas, que elas aparecem com mais intensidade: as águas vivas. Em contato com a pele, o animal libera substâncias que provocam queimaduras. Se isso ocorrer, a dica é usar o já conhecido vinagre.

Água para a vida.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

A “água” faz aqui um paralelo com “carne”. Fazendo um paralelo de João 3:5 com 1 Coríntios 15:44 entende-se que para transformar o corpo físico animal em corpo espiritual necessário é nascer da água e do Espírito, é necessário semear o corpo por um processo que será visto no item seguinte, na análise de João 4.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva'” (João 7:37-38). Por “rios de água viva”, Jesus se referia ao Espírito que os crentes receberiam mais adiante. Quando o Espírito de Deus vem, nós recebemos nova vida.

Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).

O que é Nascer de Novo:
Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

Mas as águas vivas também se alimentam de outros tipos de seres vivos, como medusas, larvas de peixes e ovas. Uma curiosidade da alimentação da água viva é que, enquanto ela nada, consegue sugar água. Isso faz com que as presas fiquem mais próximas de seus tentáculos.

Águas-vivas não possuem cérebro. Isso não significa que elas não tenham controle sobre suas ações. Os impulsos são enviados ao corpo através de uma rede nervosa, que possibilita o desenvolvimento e a coordenação desses animais. Tartarugas comem águas-vivas e as espécies menores até servem de alimento para as maiores.

As águas-vivas são animais marinhos, chamados de cnidários. Possuem pequenos tentáculos que contêm células urticantes (nematocistos), que queimam em contato com a pele. “A água doce agrava a queimadura, pois dispara as toxinas de nematocistos que eventualmente estavam intactos”, informa a bióloga.