Qual a região do Brasil sofre mais preconceito?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O Sudeste

O Sudeste é a região mais preconceituosa do país. O estudo feito pela Skol, em parceria com o Ibope, abordou quatro tipos de preconceitos mais recorrentes: machismo, LGBTfobia, estético e racial.

Santa Catarina é recordista quando o tema é injúria racial. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o Estado teve o maior registro de casos no Brasil, com 2.865 violências - uma média de 7,8 registros diários.

O preconceito quanto às diversas religiões acontece quando existe um sentimento de desprezo, desvalorização ou sentimento de superioridade de uma pessoa em relação à outra que possui uma religião, fé ou conjunto de crenças diferente.

O preconceito regional é uma forma de discriminação que se baseia na origem geográfica das pessoas. É uma forma de estereotipar e julgar erroneamente o outro, criando uma barreira entre indivíduos de diferentes regiões do país.

Aqui no Brasil, a maioria das pessoas (75%) acredita que o racismo é a forma mais comum de discriminação. Em seguida, 42% acreditam que a principal razão de discriminação sejam opiniões políticas. Em terceiro lugar, com 37% das respostas, aparece a aparência física como principal forma de discriminação no Brasil.

Um dos fatores determinantes no surgimento dos estigmas ao povo nordestino se deve ao pensamento intolerante de parte da população do Sul/Sudeste do país, a qual teve um comportamento negativo em relação a estes, porém, foram sempre dóceis e amistosos com imigrantes estrangeiros, salvo casos de atritos isolados.

Em novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros que vivem no Nordeste.

De acordo com os dados, 56% das vítimas por injúria de preconceito são mulheres negras. O levantamento mostra ainda que, em 2021, 166 pessoas sofreram preconceito de raça, cor, religião, etnia, procedência nacional e LGBTIfobia (preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais).

5 atitudes para combater o preconceito

  1. 1 – Amplie o seu conhecimento. Isso mesmo! ...
  2. 2- Visite lugares que realizam trabalhos com pessoas com deficiências. ...
  3. 3- Não julgue… ...
  4. 4- Conscientize seus familiares e amigos. ...
  5. 5- Exerça a sua cidadania.

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

O Brasil é um país gigante, diverso, porém muito desigual. Portanto, pessoas nascidas em regiões afastadas dos centros urbanos ou dos estados mais ricos do país, costumam ser alvo de preconceito regional.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.