Como saber se tenho problemas cognitivos?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Problemas Cognitivos

  • Dificuldade de concentração ou atenção.
  • Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas.
  • Problemas com a compreensão ou entendimento.
  • Dificuldades com o julgamento e raciocínio.
  • Habilidades prejudicadas.
  • Problemas na execução de várias tarefas.
  • Mudanças comportamentais e emocionais.

Os testes de funções cognitivas são avaliações para testar diferentes funções mentais, tais como memórias, raciocínio e velocidade de pensamento. Eles são comumente aplicados por psicólogos, neurologistas, pediatras e educadores e podem ajudá-los a determinar indícios de uma deficiência cognitiva.

Testes neuropsicológicos são aplicados para identificar o déficit cognitivo, o nível da limitação da pessoa e em quais áreas ela é mais ou menos predominante. Esta avaliação também serve para medir as áreas do cérebro que estão comprometidas e que não funcionam do modo como deveriam.

Entre os mais jovens, a perda cognitiva está mais associada a depressão, ansiedade, estresse excessivo, insônia e outros distúrbios do sono, etc. Já em pessoas um pouco mais velhas, é preciso pontuar que há um maior risco de ser consequência de alguma doença neurodegenerativa, como a Doença de Alzheimer.

Em linhas gerais, o transtorno cognitivo leve, também chamado comprometimento cognitivo leve (CCL) caracteriza-se por alterações da memória, da orientação e da capacidade de aprendizado, além da diminuição da capacidade de concentração para a realização de atividades.

O que acontece durante um teste cognitivo? Existem diferentes tipos de testes cognitivos. Cada um envolve responder a uma série de perguntas e/ou realizar tarefas simples. Eles são projetados para ajudar a medir as funções mentais, como memória, linguagem e a capacidade de reconhecer objetos.

Busque novas músicas, leia novos livros, assista novos filmes, vá a lugares diferentes. Enfim, saia da rotina e, de quebra, dê uma ajuda para aumentar o seu desempenho cognitivo e colher todos os frutos disso!

O declínio das funções cognitivas é comum com o envelhecimento, mas um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA) mostra que ele começa nas mulheres mais cedo do que se imaginava.

O que são os transtornos neurocognitivos? Os transtornos neurocognitivos englobam muitas condições que são conhecidas por diferentes nomes popularmente, como as demências, as amnésias, delirium, entre outros.

Olá internauta, o neurologista é o melhor profissional para as queixas. A Neurologia Cognitiva é a subárea responsável por estudar o cérebro e sua cognição.

A síndrome da disfunção cognitiva (SDC) é o resultado de uma degeneração irreversível do cérebro com alterações superiores a do envelhecimento normal que inclui alterações no metabolismo da glicose pelo cérebro.

Sono de qualidade - dormir bem é essencial, aplicar Higiene do Sono, caso mesmo assim não consiga um sono reparador procurar atendimento psiquiátrico ou neurológico; Controle de doenças clínicas: Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes; Evitar ou usar de forma moderada o álcool (consumo excessivo aumenta o risco);

O que é Cognição:
Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

O valor de uma avaliação completa pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 de acordo com propósito do paciente ou de seus familiares.

Os mais utilizados foram o MEEM (versão de Brucki e colaboradores), o Teste de Fluência Verbal (categoria animais) e o Teste Span de dígitos (ordem direta e inversa). Os achados apresentados nessa revisão são relevantes não apenas para área da pesquisa observacional e experimental, mas também para a prática clínica.

A avaliação do estado cognitivo foi efetuada com recurso à Escala de Pfeiffer versão portuguesa. A Escala de Pfeiffer é uma das ferramentas existentes para avaliação da função cognitiva. Através de heteroavaliação e de uma forma simples, deteta a presença de comprometimento cognitivo.