Como lidar com pessoas que mudam de humor?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer. Ajude-o, dentro do possível, e utilize frases educadas, respeitosas, mas que não o coloquem em posição de fragilidade. Se identificar ideações suicidas ou comportamento de risco, entre em contato com o médico responsável pelo caso.

O mau humor dos homens devido à síndrome de irritabilidade masculina está diretamente relacionado com uma diminuição nos níveis de testosterona, uma das principais opções de tratamento é a terapia de substituição de testosterona.

Essa oscilação de humor é algo normal, mas há situações em que a mudança repentina de emoções pode ser uma doença. Quando os episódios são frequentes e/ou muito intensos, a pessoa pode ficar “presa” àquele sentimento, prejudicando sua rotina e a realização de atividades.

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

Níveis inadequados de certos hormônios, como o cortisol (estresse) ou a dopamina (prazer), podem impactar diretamente o humor. Mulheres durante a tensão pré-menstrual (TPM), gravidez e menopausa, em especial, sofrem mais com o humor oscilante.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Sintomas de bipolaridade
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.

Os sintomas do transtorno de personalidade dependem do tipo de doença, geralmente aparecem em forma de:

  1. falta de identidade;
  2. dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
  3. falta de respeito com outras pessoas;
  4. falta de empatia com os outros;
  5. atitudes abusivas;
  6. angústia;
  7. tristeza;
  8. solidão.

Os sintomas dos transtornos de humor variam de pessoa para pessoa e podem incluir sentimentos de tristeza, irritabilidade, euforia, falta de energia, pensamentos acelerados, dificuldade de concentração e insônia, entre outros.

O DSM5 inclui os seguintes diagnósticos de transtorno bipolar:

  • tipo I,
  • tipo II,
  • ciclotímico,
  • induzido por substância/medicamento,
  • relacionado devido a outra condição médica,
  • outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado, e.
  • transtorno bipolar e transtorno relacionado não especificado.

TRANSTORNO BIPOLAR: UM PROBLEMA QUE AFETA OS RELACIONAMENTOS. Parceiros ansiosos e irritáveis, com foco no imediato e que sofrem com seus atos impulsivos. Um ciclo que passa pela depressão de maneira prolongada, pela culpa projetada em terceiros e finalmente na reincidência do mesmo tipo de comportamento.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

A primeira razão que leva à mudança é o conhecimento, seja de nós próprios, seja dos outros. A aprendizagem leva-nos a ver a realidade de uma forma diferente e a pautar a nossa vida num sentido novo. Ao mesmo tempo, a experiência resultante desse conhecimento, empurra-nos para novos desafios.

Pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos, podem passar da euforia ao pranto rapidamente. Sintomas como irritabilidade e mudanças de humor repentinas, sem explicação aparente, surgem em momentos de maior pressão e estresse.