O que é uma dificuldade cognitiva?

Perguntado por: apeixoto7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Dificuldade de concentração ou atenção. Perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas. Problemas com a compreensão ou entendimento. Dificuldades com o julgamento e raciocínio.

O atraso cognitivo é um termo usado para se referir a qualquer deficiência que afete os processos mentais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, autismo, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, entre outras.

Para identificar o déficit cognitivo são aplicados testes neuropsicológicos com a intenção de avaliar o nível da limitação da criança e, em quais áreas esta é mais ou menos predominante.

Vários fatores podem causar dano cumulativo no cérebro com a idade e ocasionar declínio cognitivo, como dano por isquemia cerebral, trauma craniano, toxinas provenientes do álcool e do tabagismo, estresse, sedentarismo, depressão e desenvolvimento de demência degenerativa – a exemplo da DA.

A principal delas envolve o treinamento da memória, estimulando o paciente a aprender coisas novas. Para quem não está acostumado a ler, recomenda-se a leitura de jornal ou revista, por exemplo. Para quem lê com frequência, a indicação é para ler livros, cujo grau de compreensão seja sempre acima do habitual.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Um dos principais sintomas é o atraso no desenvolvimento. Como essas crianças aprendem de forma mais lenta, elas têm dificuldade para usar as palavras ou construir frases. Além disso, existe um atraso também nas atividades do dia a dia, como se vestir, comer, e nas habilidades adaptativas.

O mini-cog é um teste de funções cognitivas que leva apenas cerca de três minutos para ser aplicado. O teste é dividido em três partes e funciona da seguinte maneira: o aplicador deve falar o nome de três objetos e pedir para que a pessoa testada repita essas palavras.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado uma síndrome comportamental de início precoce (Moraes, 2010), caracterizada por agitação motora, alterações cognitivas e perceptivas, desatenção, impulsividade e comportamentos que comprometem a aprendizagem (Barkley, 2009).

Novas experiências e desafios são formas interessantes de estimular o cérebro. Se desafiar em coisas novas, como praticar um esporte ou aprender algo totalmente inédito, podem aumentar a flexibilidade do cérebro. Além disso, a interação social também é muito importante na melhora do desempenho cognitivo.

O declínio das funções cognitivas é comum com o envelhecimento, mas um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA) mostra que ele começa nas mulheres mais cedo do que se imaginava.

Cognitivo: significado do termo
Também conhecida como capacidade cognitiva ou até mesmo desenvolvimento cognitivo, a cognição é um termo usado para se referir à capacidade de adquirir conhecimento e desenvolver emoções, tendo como base o raciocínio, linguagem e memória, dentre outros.

Qualquer forma de melhorar o desempenho cognitivo é sempre muito bem-vinda, afinal, raciocinar de maneira otimizada, ou seja, de modo mais rápido e eficiente, traz resultados para diversas áreas da vida. Alguns estudos indicam que os seres humanos são capazes de ter cerca de 70 mil pensamentos em um dia.