Qual a quantidade de óleo para fritar pastel?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para não encharcar Se o óleo estiver frio, a massa não borbulha nem faz barulho e encharca; se estiver quente demais, faz bolhas demais e torra logo. Para quem tiver termômetro, o ideal é cerca de 180°C. Quanto mais óleo, melhor Com 1 litro, frita-se um pastel grande como o da feira por vez.

Este modelo vai somente óleo, no mínimo 1,5 Lts e máximo 2,0 Lts.

Normalmente, a gente diria que sendo qualquer óleo de fritura, já serviria. Mas vamos além, no caso do preparo do pastel, o legal é usar um ingrediente mais suave. Por isso, principalmente se você estiver usando massa pronta para fazer seu pastel, dê preferência para os óleos de girassol e de milho.

Utilize um litro de óleo e frite um pastel por vez. O tempo ideal de fritura é de 30 segundos a um minuto no máximo. Deixe os pastéis descansando em uma grade culinária antes de colocá-los no papel absorvente. Isso ajudará a deixá-los mais crocantes.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

A quantidade de óleo vai depender muito do seu equipamento e quantidade que será frito. Geralmente usamos 3 litros para cada 1000 salgadinhos fritos.

Fritando em Panelas
Em uma panela pequena, coloque 500 mL de óleo, deixando de modo que os salgados fiquem completamente imersos durante a fritura. Dica do Cheff: Jamais frite salgados usando pouco óleo. Caso você tenha um termômetro culinário, a temperatura deve estar em 180º.

Aguarde o óleo atingir sua temperatura ideal em uma fritadeira ou panela com profundidade adequada. Com um pastel bem feito, bem fechado e com a quantidade certa de recheio, coloque no óleo. Tenha atenção, pois a massa do pastel frita bem rápido e pode queimar logo.

O melhor óleo para fritura é o de coco
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

óleo de canola

Agora, dentre os que citei dois se destacam, o óleo de canola e o azeite. Ambos conseguem suportar bem altas temperaturas, pois possuem ricas cargas de ácidos monoinsaturados e graxos, os tornando excelentes para esse tipo de fritura.

Dica 1: o segredo para deixar o pastel crocante e sequinho está no óleo utilizado. O ideal é que o óleo seja novo e não usado. Diferentemente do que muitos pensam, a temperatura da gordura não pode ser quase queimando. Quando atingir uma alta temperatura, já é o suficiente para você fritar os pastéis em imersão.