Qual a melhor forma de consumir aveia crua ou cozida?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes.

A aveia oferece diversas propriedades tanto cruas quanto cozidas, e pode nos ajudar a perder peso das duas maneiras. No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Por outro lado, a aveia cozida tem um sabor mais agradável, sendo mais fácil de digerir e até de mastigar.

Na lista de propriedades da aveia crua está seu poder antidepressivo e consumir aveia regularmente ajuda a reduzir a fadiga. Por outro lado, os beta-glucanos contidos neste alimento ajudam a engrossar os músculos do coração, minimizando o risco de doenças cardíacas.

Acrescentar 2 colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Introduzir um pouquinho da aveia nas refeições, sem que necessariamente mude muito o sabor do alimento. Tentar uma receita de panqueca de aveia com geleia de frutas. Substituir o pão francês por pão de aveia.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos.

Sim pode colocá-la no iogurte ou com uma fruta como banana ou mamão por exemplo ou numa vitamina de fruta com leite e iogurte e aveia.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia.

Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

Farelo de aveia
Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Quem não pode comer aveia? Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal. Como comer aveia.

Então, sabemos que ambos os flocos têm o mesmo valor nutricional, que os flocos finos cozem mais rapidamente que os flocos grossos, e que os flocos grossos resultam em preparados mais texturados que os flocos finos.

Comer aveia crua com iogurte
Esta é a opção perfeita para um lanche rápido, mas saudável, e ainda que os flocos sem cozinhar possam ser um pouco duros, esta é sem dúvida uma boa alternativa para melhorar seu trânsito intestinal e receber uma boa dose de fibra.