O que comer antes de dormir para não atrapalhar o sono?

Perguntado por: icunha3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

Banana: rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono. 6. Frutas vermelhas e kiwi: são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

Banana

Com esse hormônio do bem-estar no organismo, o processo do sono fica ainda mais fácil. – Banana: além de também ser fonte de triptofano, essa fruta é rica em melatonina, conhecida popularmente como o hormônio do sono.

Silenciar o ambiente para fazer atividades relaxantes como meditar, ler ou ouvir música calma também ajuda o corpo a 'entrar no clima do sono'. Um banho quente e um chá calmante, como por exemplo de melissa, erva doce ou camomila, são indicados para completar o ritual do sono.

O café, o chá preto, o chá mate e o chá verde são alguns alimentos que ajudam a tirar o sono por serem ricos em cafeína, uma substância que tem ação estimulante no sistema nervoso central, aumentando o foco e a concentração.

Bananas

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

5 Remédios caseiros para dormir bem

  1. 1 – Melatonina. A melatonina é um hormônio que é produzido pelo corpo, mais especificamente pelo nosso cérebro, é responsável por nos proporcionar um sono reparador para nos ajudarmos a dormir bem. ...
  2. 2 – Valeriana. ...
  3. 3 – Lúpulo. ...
  4. 4 – Erva-cidreira. ...
  5. 5 – Camomila.

O carboidrato desencadeia a liberação de insulina, um hormônio indutor do sono. Alimentos ricos em triptofano como leite, aves, carnes magras, arroz, frutas secas, ovos, entre outros, também beneficiam a hora de dormir.

Ovos. Grandes quantidades de melatonina já foram medidas em ovos. Eles têm maior teor de melatonina do que a carne e outros alimentos de origem animal, segundo pesquisa de 2017 publicada no periódico Nutrients.

Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

4 - Como estimular a melatonina do próprio organismo?

  1. Expor-se a luz durante o dia (solar, de preferência)
  2. Diminuir a intensidade da luz à noite (para ajudar na produção do hormônio)
  3. Evitar computador, celulares e tabletes duas horas antes de dormir.

Sim, já que aveia é rica em melatonina, substância responsável por induzir o corpo ao sono de acordo com o ciclo circadiano.

Banana. Além de todos os benefícios que ela oferece, a banana ajuda a manter a glicose estável e ameniza a digestão, que demanda muito da sua energia. Ela também possui substâncias que ajudam a controlar o sono e o humor, além de prevenir distúrbios emocionais.

Camomila

Camomila: auxilia na redução do estresse e ansiedade, aumentando as chances de relaxamento e, consequentemente, sono. Pode ser feito através de infusão. Erva cidreira ou melissa (Melissa officinalis): propriedade relaxante e calmante. Pode ser feito através de infusão.