Qual a pior parte de terminar um relacionamento?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

O fim de um relacionamento pode ser uma das experiências mais difíceis que alguém pode enfrentar na vida. Pode haver sentimentos de perda, tristeza, raiva e confusão, bem como uma sensação de desconforto e vazio.

A pior parte do fim é não ter mais a pessoa no dia a dia. É não poder mais ligar para ela para contar como você foi naquela prova.

Então, em resumo, podemos dizer que a mulher sofre muito com o fim do relacionamento, mas por pouco tempo; já o homem sofre de maneira mais branda, mas por muito mais tempo.

Ao constatar que a união se desfez, sensação de abandono, medo a respeito do presente e do futuro, bem como tristeza, surpresa, revolta, arrependimento, culpa, indiferença, introspecção e negação podem aparecer. Se a relação estava intolerável, sentir felicidade, alívio e paz é natural.

Também é verdade que o homem é mais inclinado à agressividade e impulsividade; portanto, cuidado se lhe ocorrer um sentimento de raiva da “ex” e vontade de se vingar de forma, física, verbal ou com algumas torturas psicológicas como provocações ou retenção de coisas que pertencem a ela e que estão com você.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

Sinais de que o relacionamento não vai bem

  1. Nãomais conexão emocional. ...
  2. Falta de comunicação. ...
  3. É difícil ter confiança. ...
  4. Os objetivos são muito diferentes. ...
  5. A intimidade física não é agradável. ...
  6. Os cônjuges fantasiam sobre outras pessoas. ...
  7. Concordar com o outro fica cada vez mais difícil. ...
  8. É difícil imaginar um futuro junto.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

Essas fases são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Cada fase é caracterizada por emoções e pensamentos diferentes, e nem todas as pessoas passam por todas as fases ou em uma ordem específica.

Quem termina sente falta também. A diferença é que em alguns casos essa falta pode surgir um pouco mais tarde do que da outra parte da relação. Quem é deixado, quase sempre não espera por essa atitude e acaba sendo um choque muito grande. O sofrimento é inevitável quando um relacionamento acaba.

Como o término de um relacionamento afeta a mente
Seja qual for o motivo da separação, o rompimento de um relacionamento pode afetar seriamente a saúde mental das pessoas. Culpa, raiva, tristeza, arrependimento, estresse e angústia são alguns exemplos. Além disso, em alguns casos, pode surgir depressão.

Estima-se que pode durar entre seis meses e dois anos, da mesma forma que o luto pelo falecimento de um ente querido, no entanto, depende de cada pessoa e suas circunstâncias particulares. Há certos acontecimentos que podem levar um homem a sentir falta do/a ex.