Qual a pena de genocídio?

Perguntado por: lmatiass . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Nesse caso, a pena varia de 12 a 30 anos. As penas previstas para o crime de genocídio aumentam de 1/3 quando cometidas por governante ou funcionário público.

Associarem-se mais de três pessoas para a prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos. Art. 16. Incitar, direta e publicamente, à prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos.

(b) Causar danos à integridade física ou mental de membros do grupo; (c) Impor deliberadamente ao grupo condições de vida que possam causar sua destruição física total ou parcial; (d) Impor medidas que impeçam a reprodução física dos membros do grupo; (e) Transferir à força crianças de um grupo para outro.

As pessoas acusadas de genocídio ou qualquer dos outros atos enumerados no Artigo III serão julgadas pelos tribunais competentes do Estado em cujo território foi o ato cometido, ou pela Côrte Penal Internacional competente com relação às Partes Contratantes que lhe tiverem reconhecido a jurisdição.

Genocídio é um crime contra a humanidade que se caracteriza por práticas que visem à eliminação de um grupo de seres humanos por questões raciais, étnicas e religiosas.

E, se o genocídio for praticado por meio de crimes dolosos contra a vida, a competência para julgar todos os crimes, à luz do artigo 5º , inciso XXXVIII , da Constituição Federal , e do artigo 78 , inciso I , do Código Penal , é do Tribunal do Júri da Justiça Federal. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

No entanto, apenas cinco, incluindo Eliézio, foram condenados entre 19 e 20 anos de prisão por genocídio. São eles os garimpeiros João Pereira de Morais, Pedro Emiliano Garcia - preso novamente em 2020 - , Juvenal Silva e Francisco Alves Rodrigues (que morreu antes da prisão).

Não confundir o delito de genocídio com o homicídio! Genocídio significa a exterminação sistemática de pessoas tendo como prin- cipal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, diferenças étnicas. É uma prática que visa eliminar minorias étnicas em determi- nada região.

Genocida é uma pessoa responsável por executar uma política para destruir, totalmente ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Foi o caso do governo nazista que promoveu uma política para exterminar os judeus, fazendo o mais famoso genocídio da história, o Holocausto.

De acordo com a Lei 2.889/1956, as seguintes situações se enquadram como genocídio: - Matar membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Causar lesão grave à integridade física ou mental de membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Submeter intencionalmente um grupo étnico, racial ou religioso a ...

O assassinato e provocação de danos à integridade física ou mental de membros do grupo; A imposição de condições de vida que possam causar sua destruição física e mental ou que impeçam a reprodução física de membros do grupo; A transferência à força de crianças de um grupo para outro.

O Holocausto

Assim surgiu o Tribunal de Nuremberg. Entretanto, o maior culpado pelo Holocausto, Adolf Hitler, não foi julgado, estava, pois havia covardemente se suicidado. O Holocausto é considerado como o maior crime já cometido contra a humanidade. Foi a barbárie elevada à enésima potência no século 20 e não pode ser esquecida.