Qual a origem dos primeiros socorros no Brasil?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 20 votos

No Brasil, a idéia de atender as vítimas no local da emergência é tão antiga quanto em outros países. Data de 1893 a aprovação da lei, pelo Senado da República, que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência na via pública, no Rio de Janeiro, que era a capital do país.

Acima de tudo são humanos, como foi Henry Dunant, o primeiro e verdadeiro agente de primeiros socorros do Movimento, no campo de batalha de Solferino, em 1859.

Primeiros socorros básicos
A Lei Lucas e o LifeVac mudam o cenário de primeiros socorros no Brasil: o conhecimento obrigatório por lei para alguns, é, na verdade, essencial para todos. Qualquer pessoa pode passar por um evento de mal súbito, e quem estiver minimamente preparado pode ser o responsável pelo salvamento.

RESUMO: O atendimento médico pré-hospitalar é uma área de atuação médica relativa- mente recente, tendo sido implantado no Brasil nos últimos dez anos, conforme modelo francês da década de 50.

Primeiros Socorros são os cuidados iniciais que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência ...

Kit de primeiros socorros
Em maio de 1998 foi aprovada a resolução nº 42 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que instituía o artigo 12 do CTB.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar por asfixia mecânica e essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis ...

A aquisição do kit de primeiros socorros em qualquer empresa, além de ser uma obrigatoriedade, assegura as condições adequadas para oferecer os cuidados imediatos aos colaboradores que eventualmente tenham se ferido ou tenham passado ou algum mal súbito.

* deixar a vitima o mais calma e confortável possível; * providenciar atendimento especializado o mais precoce possível; * providenciar o transporte adequado à vitima.

Controlar a situação. Sinalizar o local. Avaliar a situação. Acionar o socorro especializado.