Qual a ordem da base e do corretivo?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Aplique primeiro a base, espalhando bem e depois o corretivo. Para as olheiras, ele deve ser aplicado logo abaixo dos olhos, formando um triângulo. Você também pode aplicar o corretivo na pálpebra, para fixar melhor a sombra. Já viu o quanto o corretivo e a base são importantes, não é?

O corretivo entra em ação quando o rosto já está coberto pela base, justamente para dar o acabamento no que você acha que merece uma cobertura a mais, principalmente na região das olheiras. Aproveite e aplique o corretivo também sobre outras marquinhas que gostaria de disfarçar, como manchas e cicatrizes de acne.

Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base - corretivo - pó - iluminador - blush.

Primers como o Glow Primer e o Studio Primer são os produtos mais adequados para preparar a pele para maquiagem pois foram desenvolvidos especialmente para essa finalidade. Eles devem ser aplicados depois da limpeza e do protetor solar e antes da base.

Como dito acima, a resposta para a pergunta “o certo é passar corretivo antes ou depois da base?” é que não há uma única resposta correta. A ordem de aplicação do corretivo e da base depende de fatores como a textura e a cobertura do corretivo e da base, o tipo de pele do usuário e o efeito desejado.

Conheça qual é a ordem correta das etapas do skincare.

  • 1 – Limpeza.
  • 2 – Tonificação e purificação.
  • 3 – Sérum facial.
  • 4 – Creme de tratamento.
  • 5 – Tratamento para áreas específicas.
  • 6 – Hidratação.
  • 7 – Proteção solar.

Uma região do rosto que podemos destacar com o uso do corretivo, é a região das sobrancelhas. Basta aplicar uma pequena quantidade e com leves batidas em volta da sobrancelha você terá um resultado instantâneo. O uso dos corretivos nessa região, ajuda a camuflar linhas de expressão, espinhas e até marcas no rosto.

O corretivo deve ser um pouco mais claro que o tom da sua pele ou exatamente do mesmo tom. “Quando ele tem o tom da sua pele, você pode usar para uniformizar a área dos olhos, corrigir de forma pontual algumas marcas, espinhas, etc. Já o mais claro, você usa para iluminar os olhos”, explica Brigitte.

Aplicação: Aplique o corretivo no formato de um triângulo invertido, ultrapassando a linha das olheiras. Espalhe com o dedo anular dando “batidinhas” leves para aquecer o produto e espalhá-lo com delicadeza. E não esqueça de aplicar também no canto interno dos olhos até o nariz.

Se você usar a base, que pode ser de alta cobertura ou a de cobertura mais leve, aplique o corretivo depois, porque assim você verá as áreas que realmente precisam ser “escondidas” ou iluminadas.