Qual a melhor idade para se tornar um empreendedor?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Mesmo assim, para os especialistas, não há idade certa para empreender . Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010), os brasileiros com 25 a 34 anos são os mais empreendedoras, mas os jovens de 18 a 24 anos têm aumentado sua participação na abertura de empresas.

Não há uma idade para empreender. A verdade é que independente do momento de vida, todos podem começar um negócio e fazer sucesso. Isso que faz do empreendedorismo um desafio constante na vida das pessoas.

Para ser um jovem empreendedor de sucesso você precisa: ter autoconfiança, percepções de novas oportunidades, ter uma rede de contatos, ter muito comprometimento e muita perseverança.

Dicas para empreendedores que estão começando

  1. Tenha um plano de negócios.
  2. Conheça o seu mercado.
  3. Seja inovador.
  4. Gerencie bem suas finanças.
  5. Crie uma boa equipe.
  6. Esteja disposto a assumir riscos.
  7. Mantenha-se motivado.

Confira alguns passos:

  1. Elabore um plano de negócios: nós temos um conteúdo para ajudá-lo nisso.
  2. Estude o mercado: uma boa pesquisa de mercado é ideal para garantir o sucesso.
  3. Busque capacitação: conheça e acompanhe os cursos do Sebrae.
  4. Busque ajuda: entre em contato conosco para tirar dúvidas.

Maiores de 16 anos precisam ser emancipados
A emancipação, feita de forma consensual com os pais, poderá ser realizada em qualquer Cartório de Registro Civil. É necessário que, em seguida, ela seja arquivada na Junta Comercial local ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, dependendo do tipo da empresa.

Davi Braga

Davi Braga
O mais jovem empreendedor da nossa lista tem 19 anos, mas foi aos 13 que deu os primeiros passos na carreira. Com o objetivo de ajudar a mãe, dona de uma loja de materiais escolares, Davi criou uma startup chamada LIST-IT para melhorar a comunicação entre pais e empresas de material escolar.

Ser empreendedor não é fácil e a atividade pode desmotivar muitos. Entretanto, é preciso manter a perseverança para obter sucesso. O mundo do empreendedorismo não é fácil. É preciso ter coragem para investir grandes quantias de dinheiro sem qualquer certeza de retorno.

De acordo com a pesquisa da CONAJE (2015), as principais dificuldades encontradas na gestão são em finanças, pessoas e planejamento. Conforme a pesquisa, a dificuldade financeira é a maior entre os jovens empreendedores, registrando 30%, as dificuldades com pessoas somam 27% e em terceiro lugar, com 25%, planejamento.

Acompanhe, a seguir, alguns exemplos de negócios para investir em 2023:

  • Hábitos saudáveis. Tudo o que se refere à vida saudável está em alta no mercado. ...
  • Hambúrguer. ...
  • Marketing de afiliados. ...
  • Criação de conteúdo digital. ...
  • Universo dos pets. ...
  • Loja virtual. ...
  • Segmento de franquias. ...
  • Setor de educação e idiomas.

Mas há outros riscos inerentes ao empreendedorismo que envolvem, além do risco financeiro, o risco de mercado, extremamente presente no nosso país, em função da crise econômica e da pandemia; o risco da concorrência, que se refere às perdas que podem decorrer de estratégias de marketing e de preço dos concorrentes; o ...

Coisas que todo empreendedor deve saber

  1. Plano de negócios. Uma das principais coisas que todo empreendedor precisa saber: como elaborar um plano de negócios. ...
  2. Captação de recursos. Empresas precisam de capital para funcionar. ...
  3. Gestão financeira. ...
  4. Marketing digital. ...
  5. Gestão do tempo. ...
  6. Negócio digital.