O que os empreendedores buscam?

Perguntado por: vnogueira5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de identificar problemas, enxergar oportunidades, desenvolver soluções e investir em projetos com grande potencial de crescimento, de acordo com o Sebrae.

Ele busca informações sobre o tamanho do mercado, quer entender como o cliente pensa, identifica os concorrentes e os possíveis riscos presentes no negócio.

De acordo com os estudos de Guedes (2009), os fatores motivadores para abrir um negócio foram: vontade de trabalhar por conta pró- pria, desejo de independência, desejo de crescimento, vontade de superar desafios, oportunidade de trabalho, insatisfação com o emprego anterior.

Afinal, o planejamento da empresa está na palma da sua mão.

  • Planejamento e execução. O planejamento permite ao empreendedor perceber a realidade na qual ele está inserido. ...
  • Na prática. Executar consiste em fazer ou realizar o que foi planejado. ...
  • Organização e controle. ...
  • Análise. ...
  • Comunicação.

O empreendedorismo é a arte e a ciência de empreender. Ou seja: encontrar soluções, realizar projetos e transformar oportunidades em negócios lucrativos. No âmbito empresarial, empreender está relacionado à criação de empresas ou produtos a partir de uma ideia inovadora.

O fator ambiente, os sociológicos, pessoais e organizacionais são os fatores mais influentes sobre o processo empreendedor e cada uma das suas etapas, para o começo e manutenção de uma nova empresa, cabe dizer que, estes fatores são específicos para cada etapa e podem ser repetidos em várias delas (DORNELAS, 2015).

O empreendedorismo é composto por 4 pilares, sendo esses a Visão, Resiliência, Criatividade e Determinação.

  • Visão. ...
  • Resiliência. ...
  • Criatividade. ...
  • Determinação.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Flexibilidade: Controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre. Vontade de trabalhar: Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio. Automotivação: Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados.

Porém, há outros valores que permeiam o empreendedorismo, mas em menor escala, a exemplo do que ocorre em outras atividades humanas. Basicamente, o empreendedorismo apóia-se em uma tríade: ação, valor e finalidade. Toda ação empreendedora busca uma finalidade, a partir de certos valores que o empreendedor enxerga.

Proatividade, busca de oportunidades, iniciativa, constância e persistência são alguns dos comportamentos empreendedores essenciais para criar oportunidades de negócios no mercado e habilidades para enfrentar obstáculos.